ESPORTE

Militar da FAB vai realizar duas travessias de mais de 30 km

Em 2015, atleta concluiu a travessia do Canal da Mancha, conhecido como o Everest da Natação
Publicada em: 19/06/2016 09:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

  Em setembro de 2015, o Major Especialista Adherbal Treidler de Oliveira realizou a travessia do Canal da Mancha, um dos trechos mais difíceis do mundo, e se tornou o 23° brasileiro a realizar tal feito. Mas esse desafio não foi suficiente. Agora o oficial se prepara para atravessar a nado outros seis mares famosos do mundo no circuito conhecido como Ocean´s Seven (do inglês, Sete Mares).

“Com o sucesso no Canal da Mancha, foi inevitável pensar nos Sete Mares. Fico feliz, pois a comunidade de nadadores entendeu que uma pessoa simples que trabalha e que possui suas responsabilidades com a família, com dedicação, superação e planejamento, é capaz de alcançar objetivos que muitos consideram impossíveis”, ressalta.

  O próximo passo é o canal de Catalina, na Califórnia (EUA), que será realizado 18 de julho. Para esse desafio o major tem uma preparação intensa. Ele dedica seis horas do dia a treinos na piscina e no mar, além de conciliar com o trabalho no Parque de Material dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

Segundo o oficial, a travessia do Canal de Catalina consiste no percurso de 33 km em água fria, com cerca de 15 graus. O mar possui correntes verticais, tráfego marítimo e vida marinha abundante. O desafio terá início às 23h e grande parte da travessia ocorrerá no período noturno. “Estimo atravessar em aproximadamente 9 horas”, detalha o major, que se realizar o feito vai se igualar à Dailza Damas, única brasileira que atravessou o Canal de Catalina.

  O Major, que segue colecionando recordes, tem a intenção de ainda esse ano atravessar o Estreito de Gilbratar, entre a Espanha e Marrocos; e em 2017, o Canal Norte, localizado entre a Irlanda e a Escócia. Se conseguir, ele será o único brasileiro a ter realizado quatro travessias das sete que compõem o Ocean´s Seven.

O objetivo do major, que no momento é único brasileiro perseguindo esse sonho, é nadar em 2020 o Canal de Tsugaro no Japão, concluindo assim, o Ocean´s Seven.

Confira aqui quais são as travessias que compõe o desafio dos Sete Mares.

Chama Olímpica – Entre treinos e planos, o major Treidler vai realizar uma missão especial. Ele foi convidado para conduzir a tocha olímpica no Rio de Janeiro no início de agosto.

“Sinto-me honrado por poder representar o povo brasileiro, em especial os militares e os esportistas de Maratona Aquática”, finalizou.

Veja como foi a preparação do militar para a travessia do Canal da Mancha, realizada em setembro de 2015: