INSTITUCIONAL

Membros do Judiciário Federal conhecem Academia da Força Aérea

Comitiva também esteve em Gavião Peixoto, onde é fabricado o maior avião brasileiro
Publicada em: 15/06/2016 14:20
Imprimir
Fonte: ASPAER
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

  ASPAERMembros do Judiciário Federal conheceram, na última semana (09/06), a Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), e a planta industrial da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde é fabricado o maior avião brasileiro, o KC-390.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, acompanhou a visita organizada pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) e coordenada pela Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER). O objetivo foi proporcionar maior conhecimento sobre o ensino na Força Aérea Brasileira (FAB) e sobre a aeronave que será a espinha dorsal da aviação de transporte militar.

Na AFA, a comitiva assistiu a uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas pela instituição responsável por formar oficiais aviadores, intendentes e de infantaria da Aeronáutica, e acompanharam a formatura realizada diariamente pelo Corpo de Cadetes da Aeronáutica. Os membros do Judiciário conheceram também o museu do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) e o hangar da Esquadrilha da Fumaça, como o grupo é mais conhecido.

Em Gavião Peixoto, distante aproximadamente 150 km de Pirassununga, a comitiva recebeu informações sobre o trabalho da Embraer, especialmente em relação ao desenvolvimento da aeronave KC-390. O grupo conheceu a planta industrial e a aeronave de transporte militar, classificada como de multimissão. O KC-390 será capaz de realizar missões de transporte aeromédico, busca, combate a incêndios, entre outras, revelando ser dotada da mais alta tecnologia e flexibilidade de emprego. Atualmente, a aeronave encontra-se em fase de testes.

  ASPAER“Oportunidades como essa são essenciais para que as autoridades conheçam na prática a missão da Força Aérea Brasileira, as singularidades da vida na caserna e as perspectivas tecnológicas da aviação nacional”, afirmou o Chefe da ASPAER, Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. A visita faz parte das atividades realizadas pelo órgão que promove o relacionamento institucional entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Integraram a comitiva ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o procurador-geral e o subprocurador-geral da Justiça Militar; o secretário executivo do ministério da Justiça, secretário-geral da consultoria da Advocacia-Geral da União (AGU); o procurador-geral da União; o procurador-federal para autarquias; desembargadores da Justiça Federal, juízes federais e advogados da União.

A visita também foi acompanhada pelo Diretor-Geral de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez; Vice-diretor do DEPENS, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; e Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.