TRÁFEGO AÉREO

Novo sistema de controle radar traz mais segurança e agilidade para tráfego aéreo

SAGITARIO é um software nacional que facilita o trabalho dos controladores por processar dados de diversas fontes
Publicada em: 22/05/2016 08:00
Imprimir
Fonte: DECEA/SRPV-SP
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

  Desde o início do mês de maio, foi implantado o novo sistema de controle radar - Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO) - no Centro de Controle de Aproximação de São Paulo (APP-SP). Desenvolvido pela Atech, o sistema tem novas funcionalidades, emissão de alertas e relatórios e permitirá ao controlador de tráfego aéreo maior segurança durante a execução de sua tarefa e também uma ordenada e rápida circulação aérea na maior terminal do Brasil - a Terminal São Paulo.

Cerca de 200 controladores do APP-SP, unidade que pertence ao Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), realizaram o curso do novo sistema, referente ao módulo Controlador/Assistente. Durante a atividade, os profissionais passaram uma simulação em tempo real com carga horária de oito horas para treinar as ferramentas disponíveis no software SAGITARIO. O curso possibilitou aos controladores desenvolver habilidades para utilizar o sistema antes do início de seu funcionamento.

O SAGITARIO substituiu o sistema X-4000 que estava em funcionamento em São Paulo e trouxe várias inovações em relação ao seu antecessor. O SAGITARIO é um software nacional capaz de processar dados de diversas fontes de captação, como radares e satélites e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador de voo.

O software permite a sobreposição de imagens meteorológicas sobre a imagem do setor sob controle, para acompanhar, por exemplo, a evolução de mau tempo em determinada região do País. Os planos de voo também podem ser editados graficamente sobre o mapa possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos do plano e cancelamento de operações, o que permitirá ao controlador acompanhar melhor a evolução do que estava previamente planejado para o voo.

SRPV SP implanta novo SAGITARIO  SRPV SPAlém disso, etiquetas inteligentes - com diferentes cores, de acordo com o nível de atenção para o cenário - indicam informações essenciais para o controle de tráfego aéreo. Isso permite que o controlador tenha muito mais ferramentas à sua disposição, de forma mais objetiva, traz mais segurança para a tomada as decisões ou efetuar determinadas autorizações ao comandante da aeronave e facilita o trabalho do piloto.

Na prática, as ações decorrentes do sistema poderão controlar maior demanda de tráfego aéreo, reverter em menor tempo de voo, com consequente economia para a empresa aérea, redução na emissão de gases, o que também reflete no aumento da pontualidade das empresas.

A concepção avançada privilegia também a interação, ao reduzir os comandos de teclado, permitir maior concentração ao controlador e diminuir a fadiga. “O SAGITARIO permite ao profissional executar todos os comandos e coordenações necessárias por meio do mouse. As cores da tela também foram estudadas e projetadas para que não fossem agressivas e cansativas à visão do controlador. Hoje a Terminal São Paulo, com o maior número de tráfego aéreo do País, possui a melhor filosofia de controle do espaço aéreo, muito semelhante aos implementados no continente Europeu”, explica o Chefe do SRPV-SP, Coronel Eduardo Wanderley Mano Sanches.

Desde o ano de 2014, o sistema SAGITARIO já está em funcionamento na Terminal do Rio de Janeiro, e agora com sua chegada na Terminal São Paulo, o Controle do Espaço Aéreo no eixo Rio - São Paulo está ainda mais assegurado, proporcionando maior tranquilidade aos milhões de usuários e passageiros que utilizam o espaço aéreo do Brasil. O novo sistema já está implantado nos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) existentes no Brasil.