RIO 2016

Controladores de tráfego aéreo são capacitados para as Olimpíadas e Paralimpíadas

Simulações em tempo real buscam atender o aumento do fluxo de tráfego aéreo
Publicada em: 19/05/2016 10:02
Imprimir
Fonte: CINDACTA I
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

PRÁTICA SIMULADA  TEN CARLOSOs Controladores de Tráfego Aéreo do Centro de Controle de Área de Brasília (ACC-BS), órgão operacional do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), estão realizando treinamento para as Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. Até a próxima sexta-feira (20/05), eles recebem instrução teórica e prática simulada em tempo real, visando atender o aumento do fluxo de tráfego aéreo.

O Programa de Simulação de Movimentos Aéreos (PROSIMA) foi elaborado com base nas diretrizes contidas no plano de ação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O treinamento contempla cenários que retratam situações de excesso de demanda de tráfego, degradações, contingências, procedimentos de emergências utilizando as medidas do Serviço de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), as técnicas de vigilância do Serviço de Tráfego Aéreo e separação convencional.

AULA TEÓRICA  TEN CARLOS"O objetivo é que, ao final do programa, todos os Controladores de Tráfego Aéreo envolvidos estejam devidamente capacitados para lidar com demandas cotidianas e extremas do setor aéreo durante o evento, como ações terroristas contra a aviação civil e identificação de aviões que, por ventura, se aproximarem dos locais de competição sem autorização", afirma o Tenente Luiz Carlos da Silva Carvalho, Supervisor Regional do ACC-BS.

O treinamento, que iniciou no dia 28 de março, dispõe sobre a utilização dos recursos dos Laboratórios de Simulação (LABSIM) do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) em São José dos Campos (SP), sob a coordenação do ACC-BS.

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), localizado no Rio de Janeiro, foi o responsável pela identificação das necessidades e prioridades operacionais e planejamento dos exercícios simulados e pelo acompanhamento da execução do treinamento.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 acontecerão na cidade do Rio de Janeiro. A competição de futebol de campo, além da cidade-sede, ocorrerá, também, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo.