RIO 2016

FAB ministra curso de manipulação de material de demolição no RJ

Durante os Jogos Olímpicos, os militares poderão identificar algum explosivo que venha ser utilizado como ameaça
Publicada em: 16/05/2016 16:30
Imprimir
Fonte: PAMB-RJ
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

CMMAD  SGT R. ANDRADEO Parque de Material Bélico da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAMB-RJ) encerrou na quinta-feira (12/05) o Curso de Manipulação de Material de Demolição (CMMAD). Dividido em duas etapas - teórica e prática, o curso teve como objetivo capacitar os militares para construírem sistemas de iniciação de cargas explosivas e realizar com segurança as atividades de demolição.

Esta edição faz parte da programação de preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Além de capacitar 16 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), um militar do Comando de Operações Especiais da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) também participou da instrução. Durante os jogos, os militares poderão identificar algum explosivo que por ventura venha ser utilizado como uma ameaça para a sociedade.

"O conteúdo ministrado durante o curso é fundamental para a capacitação dos militares que atuam com explosivos, tornando mais seguro o manuseio e a utilização desses materiais. Tendo militares mais capacitados, teremos ainda mais resultados positivos durante as missões de emprego no âmbito da FAB", ressaltou o coordenador, Tenente Pedro Paulo Pinto.

CMMAD  SGT R. ANDRADEO coordenador explica ainda como essas técnicas podem ser utilizadas. “Nas buscas de uma aeronave acidentada na região da Floresta Amazônica, por exemplo, onde o pouso de um helicóptero seja impossibilitado, após a descida dos militares do resgate, um militar capacitado pelo CMMAD consegue abrir uma clareira, utilizando técnicas de cálculo de explosivos, cálculo de distância de segurança e iniciação de explosivos para o pouso da aeronave”.

O Sargento Amilton Lourenço, aluno do CMMAD, garante que a formação será importante para a carreira. "O curso apresenta uma gama de conhecimentos para que se possa trabalhar na área de manipulação de explosivos com segurança e total controle no cumprimento da missão", afirmou.