RECONHECIMENTO

Certificação de qualidade do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é renovada

Em 50 anos, unidade serviu de base para mais de 3 mil lançamentos e rastreamento de 200 veículos espaciais
Publicada em: 30/04/2016 08:05
Imprimir
Fonte: CLBI
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

  O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN), teve a gestão de qualidade recertificada pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), à luz da Norma ISO 9001:2008. A extensão da certificação, ou seja, a recertificação, validada até setembro de 2018, apresenta a garantia de que os requisitos normatizados e padronizados na Norma, adotada mundialmente, estão sendo cumpridos em todas as fases do processo do sistema de gestão e qualidade.

Esta é a terceira recertificação. As anteriores ocorreram em 2013 e 2015. A primeira certificação ocorreu em setembro de 2010. Inicialmente, foram certificados somente os segmentos ligados à atividade-fim do CLBI, mas aos poucos foi dimensionado para que o escopo de abrangência fosse estendido para todos os setores da organização, atingindo atualmente, todos os processos operacionais e administrativos.

“A recertificação reforça a ideia do mapeamento de processos e a devida padronização deles, o que garante melhores resultados que atestam a atual excelência do Centro. E essa excelência foi reconhecida recentemente, em 2015, por meio do recebimento de oito prêmios de repercussão nacional e internacional”, explica o Tenente-Coronel Especialista Renato Marques de Melo, Chefe da Seção de Gestão Integrada.

O CLBI ainda tem outras três importantes certificações pela atuação na forma de Gestão Integrada, obtidas por meio de auditorias realizada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) com base nas normas ISO 9001:2008 (Gestão de Qualidade), ISO 14001:2004 (Gestão Ambiental) e OHSAS 18001:2007 (Segurança e Saúde Ocupacional), credenciando-o como referência no tema, tendo sido a primeira Organização Militar das Forças Armadas a implantar e operacionalizar a gestão integrada de qualidade, meio ambiente e segurança e saúde ocupacional.

CLBI - Em 50 anos de funcionamento, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) serviu como base de lançamento de aproximadamente 3 mil foguetes e rastreamento de cerca de 200 veículos espaciais lançados a partir da Guiana Francesa, entre eles os foguetes Ariane, Soyuz e Vega.

  IFI - O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial tem mais de 40 anos de atuação na área aeroespacial e é acreditado como Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), órgão reconhecido internacionalmente pelo Fórum Internacional de Acreditação (IAF, da sigla em inglês).