AJUDA HUMANITÁRIA

FAB leva medicamentos aos atingidos pelo terremoto no Equador

Aeronave C-105 Amazonas decolou na tarde deste sábado (23/04) com mais de 1,5 ton em medicamentos e vacinas
Publicada em: 23/04/2016 17:40
Imprimir
Fonte:
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Gabrielli Dala Vechia

  Uma equipe de dez militares da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou, neste sábado (23/04), a bordo de um C-105 Amazonas, rumo a Quito, no Equador. O objetivo da missão, de responsabilidade do Esquadrão Arara (1º/9º GAV), é levar medicamentos, materiais hospitalares e vacinas à população equatoriana atingida por um terremoto no último sábado, dia 16. O abalo sísmico teve grau 7.8 na escala Richter e foi considerado o pior desde 1979. Até o momento, as autoridades do país contabilizam mais de 400 mortos e 2.000 feridos.

A aeronave da FAB, que fará um voo de cinco horas de duração até a capital equatoriana, partiu às 16h55min (hora de Brasília) de Manaus (AM). Segundo explica o oficial de operações do Esquadrão Arara, Major Claudio Paradelo Peixoto, a aeronave decolou com uma carga de 1,5 ton de donativos voltados à saúde da população, como medicamentos e material de consumo hospitalar, além de 80kg de vacinas. A previsão é de que a equipe fique no país por nove dias para apoiar na descentralização do material que chega a Quito, fazendo voos até a cidade de Manta, uma das mais afetadas. "Nossos militares ficarão à disposição do adido militar no Equador, ajudando no que for necessário", afirmou o Major Peixoto.

O responsável pela missão no Equador é o Comandante do Esquadrão Arara, Tenente-Coronel Alexandre Moutta da Silva. Para ele, a preparação dos militares não é só para a guerra, mas também para prestar apoio a catástrofes. "A aviação é um elo importante na logística em condições adversas, como essa por que está passando o Equador, e a Força Aérea Brasileira possui capacitação adequada para levar suprimentos e esperança a esse povo", disse o Tenente-Coronel Moutta.