OPERACIONAL

Esquadrões trocam experiências durante exercício

Esquadrões Arara e Onça participam de treinamento em Anápolis
Publicada em: 19/04/2016 09:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Humberto Leite

C-105 Amazonas preparado para missão  Ten Humberto / Agência Força AéreaA união dos esquadrões Arara (1°/9° GAV) e Onça (1°/15° GAV) foi um dos principais objetivos do "Araronça", as duas unidades operadoras dos aviões de transporte tático C-105 Amazonas. O treinamento termina nesta terça-feira (19/4), em Anápolis (GO), e reuniu cerca de 90 militares das duas organizações.

"São muitos ganhos que a gente tem operando em conjunto com outras unidades. Um deles é esse intercâmbio entre tripulantes", explica o Major Cláudio Peixoto, do Esquadrão Arara. Segundo ele, operar de maneira conjunta faz com que ambos os esquadrões adotem procedimentos semelhantes e compartilhem experiências. "É importante que haja essa convergência de padrão doutrinário", afirma.

Unidades operam juntas a partir de Anápolis (GO)  Ten Humberto / Agência Força AéreaPara o Tenente-Coronel Cláudio Faria, comandante do Esquadrão Onça, o primeiro aspecto positivo é compartilhar experiências de voos em regiões diferentes. Sediado em Campo Grande (MS), o Onça atua principalmente no Pantanal e na região centro-sul. Já o Arara, com sede em Manaus (AM), é atuante na região amazônica. "E estamos fazendo adicionalmente ao voo as reuniões doutrinárias. É a oportunidade de sentarmos juntos e as duas unidades aéreas poderem debater, levantarem dúvidas, tirarem dúvidas e padronizarem procedimentos em relação à parte da guerra aérea que nos envolve", completa.

Durante o exercício Araronça foram realizados treinamentos como lançamento de cargas, lançamento de paraquedistas, voos a baixa altura, decolagens e pousos táticos, uso de óculos de visão noturna e voos em formatura.

Fabricados na Espanha, os primeiros de uma dúzia de C-105 Amazonas foram recebidos pela Força Aérea Brasileira (FAB) no fim de 2006. Uma terceira unidade também utiliza o modelo, o Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV), sediado em Campo Grande (MS), e especializado em missões de busca e salvamento.

Conheça no vídeo abaixo um pouco mais sobre o Esquadrão Arara: