COMANDO

Oficial-General assume Gabinete do Comandante da Aeronáutica

Unidade é facilitadora das decisões do Comandante e do Alto-Comando com as unidades
Publicada em: 08/04/2016 17:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

  Agência Força Aérea/Sargento JohnsonO Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno assumiu nesta sexta-feira (08/04) a chefia do Gabinete do Comando da Aeronáutica (GABAER). O oficial-general substitui o Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo, novo Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), que esteve no cargo por quatro anos.

A cerimônia, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, ocorreu em Brasília (DF) e contou com a presença de oficiais-generais do Alto-Comando da Aeronáutica, da Marinha e do Exército.

“A lealdade, a responsabilidade e a transparência são requisitos essenciais para que as decisões obtenham êxito nos seus propósitos”, destacou o Tenente-Brigadeiro Rossato sobre as características da unidade, cuja missão síntese engloba a assessoria e o gerenciamento dos trabalhos designados pelo Comandante da Aeronáutica.

Estão  entre as atribuições do Gabinete assessorar diretamente o Comandante, criar laços e contatos com outros órgãos da Força Aérea, órgãos públicos e demais poderes da República. Neste ano, em que a FAB completou 75 anos e planeja uma reestruturação administrativa para chegar ao centenário como uma instituição moderna, o papel do Gabinete assume também novos contornos. “O Gabinete pode cooperar no trabalho de bastidores, reduzindo a carga administrativa do Comandante, fazendo com que a agenda dele tenha mais espaço. O objetivo é que ele possa, também, ter mais tempo para acompanhar essas modernizações no momento em que a FAB cruza os três quartos de século”, explica o Major-Brigadeiro Damasceno.

  Agência Força Aérea/Sargento JohnsonResponsabilidades - O GABAER é um facilitador das decisões do Comandante e do Alto-Comando com as unidades. Está sob a responsabilidade do chefe do GABAER a função de secretário do Alto-Comando da Aeronáutica, do Conselho Superior de Economia e Finanças da Aeronáutica, do Conselho da Ordem do Mérito Aeronáutico, do Conselho da Medalha “Mérito Santos-Dumont”, do Conselho do Mérito de Guerra e providências relativas à concessão da Medalha “Bartolomeu de Gusmão”. Por isso, executa a coordenação necessária à implementação das resoluções e das recomendações do Alto-Comando e dos Conselhos. Além disso, orienta e supervisiona, operacionalmente, as atividades do Grupo de Transporte Especial (GTE) e do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

Currículo do novo Chefe do GABAER – O Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, 56 anos, é natural de Canoas (RS) e iniciou a carreira na Aeronáutica na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em 1976. Ao longo da carreira acumulou mais de 6 mil horas de voo em aeronaves das aviações de patrulha, helicóptero e transporte. Nos últimos dois anos, comandou o Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), sediado em São Paulo. Entre os cargos mais recentes, chefiou o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), foi adido de Defesa e de Aeronáutica junto à Embaixada do Brasil em Bruxelas, na Bélgica, e em Paris, comandou a Base Aérea de Brasília (BABR) e o Grupo de Transporte Especial (GTE). O oficial-general possui 21 condecorações nacionais e uma internacional.

No vídeo, o Major-Brigadeiro Damasceno explica os desafios de gestão neste momento em que a FAB completa 75 anos: