HISTÓRIA

Aeronaves históricas C-115 Buffalo e C-95 Bandeirante são atrações em Manaus e Bauru

A Praça Integração das Forças Armadas, em Manaus, e a Duarte Silva, em Bauru, estão abertas a visitação do público
Publicada em: 29/03/2016 14:50
Imprimir
Fonte: VII COMAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

EB faz homenagem para FAB  ExércitoA Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil receberam uma homenagem do Exército Brasileiro em Manaus (AM). O Comando Militar da Amazônia (CMA) inaugurou na sexta-feira (18/03), dentro do Quartel-General, a Praça Integração das Forças Armadas e no espaço foi colocada uma aeronave C-115 Buffalo, da FAB. O avião pertencia ao Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Avião (1°/9° GAV), Esquadrão Arara. Entre outras missões, o Buffalo contribuiu decisivamente para a integração, construção e apoio aos Pelotões Especiais de Fronteira do Exército, localizados em regiões limítrofes com países como Colômbia, Venezuela e Peru. Uma lancha de patrulha fluvial amazônica da Marinha também foi colocada no local.

A Praça Integração das Forças Armadas foi idealizada pelo Comandante do CMA, General de Exército Guilherme Theophilo, e começou a ser construída em 2015. As três Forças Armadas trabalharam na construção do espaço. A FAB cuidou da logística de transporte do C-115 Buffalo da Base Aérea de Manaus (BAMN) para o CMA.

De acordo com o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Villas Bôas, o espaço contribui para apresentar o trabalho das Forças Armadas na região. “A sociedade precisa saber de que forma nós militares contribuímos para o desenvolvimento da Amazônia. Esta aeronave da Aeronáutica e essa embarcação da Marinha são dois pilares históricos que ajudaram o Exército no estabelecimento dos Pelotões Especiais de Fronteira e, consequentemente, na manutenção de nossa soberania”, disse.

Durante a cerimônia de lançamento, o Comandante do Exército entreguou a Medalha do Serviço Amazônico ao Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Antônio José Mendonça de Toledo Lobato, e ao Comandante do Nono Distrito Naval (9° DN), Vice-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith.

Serviço - A Praça Integração das Forças Armadas está aberta para visitação pública, bastando fazer agendamento pela página do CMA na internet www.cma.eb.mil.br. O CMA está localizado na Avenida Coronel Teixeira, N° 4715 - Ponta Negra - Manaus.

  "Monumento Avião Bandeirante" - Um avião C-95 Bandeirante, construído pela Embraer, é a nova atração turística do município de Bauru (SP), localizado a 326 km da capital. O monumento foi inaugurado no sábado (19/03), na praça Duarte Silva, e é uma homenagem a Ozires Silva, militar reformado da FAB e um dos criadores da Embraer e do Bandeirante, a primeira aeronave projetada no Brasil.

Projetado no fim da década de 60, o Bandeirante voou pela primeira vez em 22 de outubro de 1968. A Embraer seria fundada dez meses depois para produzir a aeronave em série. Ao todo, 498 unidades foram produzidas e vendidas no Brasil e no exterior. Uma delas ficaria famosa em 2012, com uma participação no filme Batman - The Dark Knight Rises.

A unidade preservada em Bauru entrou em operação na FAB em 11 de outubro de 1976 e operou inicialmente no Esquadrão Orugan (1°/7° GAV), baseado em Salvador (BA), depois no Esquadrão Pégasus (5° ETA), de Canoas (RS), e posteriormente na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Serviço - A Praça Duarte Silva fica na avenida Mário Mattosinho, na ligação das Avenidas Getúlio Vargas e Marechal Rondon, na região da Vila Aviação - Bauru.