FUMAÇA

Esquadrilha realiza treinamento para demonstração em evento no Chile

Veja no vídeo a manobra conhecida como dorsão
Publicada em: 24/03/2016 15:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

  O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizou treinamento sábado (19/03), na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), onde está localizada sua sede. O objetivo foi aperfeiçoar as manobras para as demonstrações que vão ocorrer de 01 a 03 de abril durante a Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), em Santiago, no Chile, conhecida como o maior evento da aviação civil e militar da América Latina.

Essa é a primeira apresentação internacional desde julho de 2015, quando o EDA retomou sua agenda de demonstrações aéreas, após dois anos de implantação operacional e logística. “Em ações internacionais, a Esquadrilha da Fumaça leva mais que o nome da Força Aérea Brasileira, leva o nome do Brasil para outras nações. E com o A-29, um produto nacional, a indústria brasileira em sua mais alta potencialidade”, ressalta o Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas.

Na demonstração, o público poderá acompanhar um show aéreo de 20 acrobacias durante cerca de 25 minutos. As mais esperadas são a Lancevaque e a Chumboide, duas manobras que voltam a ser exibidas pelo Esquadrão, já que o Super Tucano - quinta aeronave adotada na história da Esquadrilha - oferece mais potência e capacidade operacional.

No vídeo abaixo, as imagens, captadas por celular, mostram o voo de dorso com seis aeronaves voando em formatura, a menos de dois metros de distância de uma aeronave para outra, de cabeça para baixo, em que a dificuldade aumenta porque os comandos ficam invertidos.