INTERNACIONAL

EDA, A-29 e Gripen estão entre as principais atrações da FIDAE 2016

A FIDAE 2016 ocorre entre os dias 29 de março e 03 de abril em Santiago, no Chile
Publicada em: 28/03/2016 08:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Emille Cândido

  O mais importante evento de aviação, defesa e segurança da América Latina afina os últimos detalhes de sua 19ª edição. A Feira Internacional do Ar e do Espaço, ou Fidae, como é mais conhecida, ocorre em Santiago, no Chile, entre os dias 29 de março e 3 de abril. Na última edição, em 2014, foram 604 expositores, de 43 países, além de 125 aeronaves e cerca de 150.000 visitantes durante o evento. A expectativa é que esses números sejam superados em 2016.

Um dos destaques da exposição será o avião de combate Gripen da SAAB. A empresa sueca confirmou a presença do modelo em escala real, que ficará na área externa da Feira. O caça multifuncional foi adquirido pela Força Aérea Brasileira (FAB) e está em fase final de montagem, com previsão de voo ainda para este semestre.

Grandes empresas do setor participam da FIDAE, entre elas a norte-americana Boeing e o consórcio europeu Airbus. A Feira Internacional do Ar e do Espaço reúne também forte presença de empresas latino-americanas, lideradas pelo Brasil. Entre as atrações da indústria brasileira, a EMBRAER promete promover o portfólio de peso, com o KC-390, nova aeronave de transporte tático/logístico e reabastecimento em voo da FAB, que está em fase de testes; e o A-29 Super Tucano, caça desenvolvido pela empresa que cumpre na Força as missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e na formação de líderes da aviação de caça.

  A aeronave turboélice incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos e foi concebido para atender aos requisitos operacionais da Força para uma aeronave de ataque tático. Outros países como Estados Unidos, Angola, Colômbia e Chile também operam o A-29. O Super Tucano é, aliás, o cartão de apresentação da Esquadrilha da Fumaça, já tradicional no evento, mas que realiza pela primeira vez em solo internacional um show aéreo com a nova aeronave. 

  Indústria Nacional

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) também retorna com o Pavilhão Brasil na FIDAE 2016. Em parceria com a APEX-BRASIL (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e apoio do Ministério da Defesa, a ABIMDE, juntamente com o CECOMPI (Brazilian Aerospace Cluster), coordenará a exposição de 60 empresas que compõem a BID (Base Industrial de Defesa) para apresentarem seus produtos, novidades e, acima de tudo, para terem a oportunidade de iniciar novos negócios com o mercado internacional.

A FIDAE é um dos principais destinos para aqueles que desejam investir em negócios de Defesa e Segurança. Com mais de 35 anos de existência, o evento reúne expositores e possíveis parceiros em potencial, vindos dos cinco continentes. Estreitar o contato com tais empresas e representantes governamentais é o grande objetivo dos empresários brasileiros. 

Atrações

Uma novidade esperada da FIDAE 2016 são os drones. O crescimento da operação desses equipamentos no mundo fez com o evento dedicasse um espaço exclusivo, onde as empresas poderão exibi-las e mostrar suas capacidades de voo.

O F-22 Raptor e a equipe de paraquedismo Wings of Blue, da Força Aérea dos Estados Unidos; as aeronaves de combate F-16, F-5 e KC-135, da Força Aérea Chilena; entre outras, já confirmaram presença no evento. Para as demonstrações aéreas, além da Esquadrilha da Fumaça, a programação conta com a equipe Halcones, do Chile, operando aeronaves Extra 300; a Esquadrilha Hangar Del Cielo, da Argentina; e a equipe Team RV, também chilena, que voa aeronaves RV-7 e RV-8.

Acompanhe a cobertura completa da participação da Esquadrilha da Fumaça na FIDAE por meio das mídias sociais oficiais da Força Aérea: Facebook, Twitter, Instagram.

imagens/original/28517/12654245_474631159386866_824673118097818136_n.jpg