FORMAÇÃO

Alunos e estagiários participam de Exercício de Campanha em Lagoa Santa (MG)

Os futuros oficiais realizaram caminhada, prepararam armadilhas e aprenderam técnicas de busca por alimentos, entre outras atividades
Publicada em: 17/03/2016 09:30
Imprimir
Fonte: CIAAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

Pista de corda  Sd JesséFuturos oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), que estão em formação no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), participaram do Exercício de Campanha, realizado de 7 a 11 de março, em uma área de acampamento localizada na cidade de Lagoa Santa (MG). A atividade faz parte da adaptação militar dos alunos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas; dos estagiários do Curso de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos da Aeronáutica; do Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica; do estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio; e do Estágio de Adaptação e Serviços.

O exercício teve início com uma marcha de 8 km. Foram ministradas aulas teóricas e práticas sobre sobrevivência em ambiente de selva, em que os alunos consumiram ração operacional e aprenderam técnicas de busca por alimentos, preparação de armadilhas, camuflagem, primeiros socorros e transportes de feridos, entre outras.

Vista geral  Sd Junio CostaO Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Aviador Alessandro de Oliveira Araújo, destacou a importância da atividade na formação dos novos oficiais. “O objetivo é capacitá-los para o enfrentamento de situações reais, de alto grau de dificuldade, preparando-os para a sobrevivência em ambiente hostil ou em situação de conflito”, ressaltou.

Durante o exercício, o Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), Tenente-Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, acompanhado do Comandante do CIAAR, Brigadeiro Robson Grandelle, realizou uma visita ao acampamento para conhecer a área utilizada pelos alunos e estagiários, e ver, in loco, o trabalho desenvolvido pelo CIAAR em sua missão de formar oficiais para o mando e liderança.