COMANDO

Oficial-general da FAB assume chefia de assuntos estratégicos do Ministério da Defesa

Órgão é responsável pela diplomacia de defesa e cooperação internacional
Publicada em: 10/03/2016 15:35
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Agência Força Aérea/Cabo Feitosa  Agência Força Aérea/Cabo FeitosaO Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva assumiu, nesta quinta-feira (10/03), em Brasília (DF), a Chefia de Assuntos Estratégicos (CAE) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa (MD). O oficial-general recebeu o cargo do General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, que esteve à frente do órgão por quase dois anos e agora passa a comandar a Chefia de Operações Conjuntas do EMCFA. Adidos militares estrangeiros e membros do corpo diplomático, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica participaram da cerimônia.

“O papel da CAE é promover a diplomacia de defesa, aliada ao ministério de Relações Exteriores, no sentido de buscar a inserção do Brasil no cenário internacional, sempre voltada para estabelecer uma condição de segurança regional e contribuir para a paz mundial”, explicou o novo chefe de Assuntos Estratégicos do MD. O oficial-general também ressaltou como prioridade imediata a atualização da Política Nacional de Defesa e a harmonização da Estratégia Nacional de Defesa (END) com a preservação dos objetivos já estabelecidos.

O órgão também trabalha para difundir a mentalidade de segurança e defesa nacional por meio de seminários e palestras com o segmento acadêmico, por exemplo. “Esta não é uma atribuição apenas dos militares, mas de toda a sociedade”, ressalta.

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, destacou o profissionalismo dos dois oficiais-generais. “São dois profissionais merecedores do elogio que acrescentaram esforço pessoal, dedicação, espírito de renúncia, sacrifício e patriotismo para o desempenho das missões e tarefas que assumiram até hoje”, afirmou.

Rebelo recordou da colaboração do Tenente-Brigadeiro Alvani nas reuniões preparatórias do governo brasileiro antes da viagem à Rússia para verificar possibilidades de parceria. À época, Rebelo estava à frente do Ministério de Ciência e Tecnologia.

  Agência Força Aérea/Cabo FeitosaAbrangência - A Chefia de Assuntos Estratégicos é subordinada ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa. Entre os assuntos que estão sob sua responsabilidade estão cooperação internacional, política e estratégia, representação brasileira na Junta Interamericana de defesa, adidâncias de defesa do Brasil no exterior e conselheiros militares brasileiros na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York e em Genebra.

Currículo – O Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, 59 anos, é natural de Senhora dos Remédios (MG) e foi promovido ao atual posto em março de 2014. É piloto líder de esquadrão de reconhecimento e líder de esquadrilha da aviação de caça. Acumula mais de 2,8 mil horas de voo em sete aeronaves distintas. Iniciou a carreira militar em 1972 na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, a qual comandou quando tornou-se oficial-general. Antes de assumir a Chefia de Assuntos Estratégicos foi Diretor-Geral de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). Além dos cursos de carreira, é formado em administração pela Universidade de Brasília (UnB). Possui 15 condecorações nacionais e quatro estrangeiras.

Assista à entrevista com o novo chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa: