ESPORTE

Atletas da FAB lutam por índice olímpico no Aberto de Atletismo no RJ

Competição será realizada na pista da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), no Campo dos Afonsos
Publicada em: 04/03/2016 08:00
Imprimir
Fonte: CDA/Agência Força Aérea

Os sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB) Alexander Russo e Jorge Vides participam, no próximo sábado (05/03), do Aberto Caixa de Atletismo (Categoria Adulta) em busca de índices para as Olimpíadas. A competição, organizada pela Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (FARJ), ocorre no Campo dos Afonsos (RJ) e receberá atletas de todo o País.

O sargento Alexander Russo participa das provas de 400m e do revezamento 4x400m. Já o sargento Jorge Vides vai competir nos 100 e 200 metros rasos. “Estou bem tranquilo e treinando bastante em dois períodos. Acho que a expectativa para esse Aberto é boa, pois em competições realizadas recentemente fiquei bem próximo dos índices necessários para conseguir uma vaga”, ressalta o militar, especialista nos 200 m rasos.

Os militares fazem parte do Quadro de Sargentos Convocados, como Atletas de Alto Rendimento. “Estou muito feliz por participar desse projeto. Além da remuneração, a infraestrutura proporcionada pela Comissão de Desportos da Aeronáutica é muito boa. Isso nos dá tranquilidade para focarmos no esporte”, explica o sargento Jorge Vides. 

A FAB também se destaca em outras modalidades:

Badminton

Os sargentos da FAB foram destaque na 1ª Etapa do Campeonato Nacional de Badminton/2016, que reuniu os melhores atletas do país na modalidade. O torneio recebeu cerca de 250 atletas, em diversas categorias, que duelaram na quadra do Ginásio Poliesportivo Adib Moises Did, em São Bernardo do Campo(SP).

Na categoria simples masculino, o primeiro lugar ficou com o sargento Alex Tjong. Já na simples feminina, a primeira colocação foi para a sargento Paloma Eduarda Rodrigues da Silva. Os sargentos Daniel Vasconcelos Paiola e Hugo Lemos Hartuso obtiveram o primeiro lugar no pódio na dupla masculina. Na dupla feminina, as primeiras colocadas foram as sargentos Ana Paula Galbiatti Campos e Paula Beatriz Pereira.

A arbitragem do evento também contou com militares efetivos da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), sargentos Anderson Colman Chaves e Renato Martins da Paixão, formados pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). A próxima etapa do Nacional será realizada entre os dias 16 e 19 de julho, no Clube Curitibano, em Curitiba (PR).

Paraquedismo

A equipe feminina de paraquedismo da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, entre os dias 14 e 27 de fevereiro, em Parnamirim (RN), o seu primeiro treino. O grupo é formado por seis atletas, um chefe e um técnico. Elas devem representar a FAB em torneios e competições nacionais e internacionais nas modalidades de Formação em Queda Livre (FQL) e Precisão de Aterragem.

Uma das metas para 2016 é a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Formação em Queda Livre. “No ano passado, ficamos em segundo lugar por um pequeno detalhe. Estamos focadas no nosso objetivo”, comenta a Sargento Mayumi Carolina Hasuo, atleta da equipe.