GESTÃO PÚBLICA

Diretoria de Engenharia da Aeronáutica é reconhecida por programa de gestão

A unidade da FAB recebeu o certificado do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA
Publicada em: 02/03/2016 08:00
Imprimir
Fonte: DIRENG

  A Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG) recebeu o certificado de modelo de excelência em gestão do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA). O programa do Ministério do Planejamento apoia o desenvolvimento e a implantação de soluções que permitam o contínuo aperfeiçoamento dos sistemas de gestão das organizações públicas e de seus impactos junto aos cidadãos. O certificado foi entregue durante o “I Seminário de Excelência em gestão da DIRENG”, no dia 23 de fevereiro.

A implementação do GESPÚBLICA na unidade de Força Aérea Brasileira reorienta de maneira positiva sua gestão. O Diretor da DIRENG, Major-Brigadeiro Engenheiro Francisco Carlos Melo Pantoja, recebeu o certificado de reconhecimento de gestão nível 2. Entre as ações implantadas pela DIRENG estão a criação da Subdiretoria de Administração para aperfeiçoar a maneira como a unidade desempenha seus processos internos; a criação do Centro de Estudo de Projetos de Engenharia de Aeronáutica (CEPE), que realiza estudos e elabora projetos de natureza complexa, reunindo profissionais militares e servidores civis com capacidades técnicas específicas para atender às demandas da FAB; e o trabalho do grupo interno de mapeamento de processos. A entrega do certificado foi feita pelo coordenador nacional do programa GESPÚBLICA, Joelson Vellozo Junior.

O Major-Brigadeiro Pantoja afirmou que a eficiência e a eficácia, arraigadas na gestão da organização, incidem na efetividade. Acentuou também que um dos princípios que catalogam e registram a aplicação do GESPÚBLICA na instituição é a colaboração de cada integrante do processo, a qual produz efeitos na esfera individual e coletiva.

Mesa de Abertura do I SEGESD  3S Mayara CôrreaGESPÚBLICA – Um dos maiores objetivos do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização é a mobilização da administração pública brasileira na direção da geração de resultados.

As premissas do Programa são expressas por uma série de conceitos integrados tais como: concepção sistêmica, atuação em rede, aprendizado organizacional, inovação, agilidade, liderança transformada, olhar para o futuro, conhecimento sobre clientes e mercados, responsabilidade social, valorização das pessoas e da cultura, decisões fundamentadas, orientação por processos e geração de valores. Desta forma, os pilares que orientam o GESPÚBLICA conduzem as organizações públicas para um caminho progressista e interativo, atingindo uma gestão de excelência e fornecendo serviços de qualidade para o povo brasileiro.

Certificado de Nível de Gestão da DIRENG  3S Maryana CorrêaSEMINÁRIO - O “I Seminário de Excelência em gestão da DIRENG” teve como objetivos disseminar a cultura da excelência, refinando os conhecimentos em Gestão da Qualidade; propiciar a troca de experiências no Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) com o GESPÚBLICA; e simbolizar o primeiro ano do programa na unidade da FAB

O seminário teve a participação de autoridades civis e militares ligadas ao processo de gestão pública dentro e fora da FAB. Os participantes apresentaram a adoção do GESPÚBLICA como instrumento de transformação gerencial que culminaram na eficiência dos processos de gestão. Após o seminário, os integrantes da Rede Nacional de Gestão Pública realizaram uma reunião para avaliação geral das ações do GESPÚBLICA.