ENSINO

Recém-chegados, novos alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar iniciam estágio

Processo seletivo para 2016 contou com mais de 9 mil candidatos de todo o país
Publicada em: 19/01/2016 13:21
Imprimir
Fonte: EPCAR/Agência Força Aérea

  EPCARA Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), recebeu no sábado (16/01) os 180 aprovados no último exame de seleção.

O processo seletivo de 2016 contou com 9.165 candidatos de diversas regiões do Brasil. O cronograma do estágio de adaptação segue até o dia 05 de fevereiro, quando está prevista a cerimônia de entrega de platinas aos alunos.

O mineiro de Juiz de Fora, Lucas Ribeiro Fernandes, 17 anos, foi um dos aprovados na seleção EPCAR 2016. Em nome do estudo, ele conta que se privou da companhia de amigos e de festas. “Conheci a Escola por meio do pai de um amigo e, quando estava na quinta série, já havia me decidido a buscar a aprovação no concurso”, relata.

  EPCARRobson Pereira Júnior, 17 anos, de Campo Grande (MS), afirma que sua expectativa é de aprendizado e amadurecimento no decorrer dos próximos anos na EPCAR. “Meu pai é bombeiro militar e sempre quis ser militar como ele. Estudava no Colégio Militar e me preparei durante dois anos. Ano passado fiquei excedente e este ano consegui a aprovação. Valeu a pena todo o esforço que trará um bom retorno”, afirmou o jovem sobre sua persistência.

Acompanhados de familiares, os candidatos foram recebidos pelo corpo diretor da EPCAR. Em palestras, as áreas de ensino e formação militar explicaram como deve ser a rotina dos novos alunos a partir de agora.

  EPCARDe acordo com a mãe de Lucas, Rosângela Aparecida Ribeiro Fernandes, a decisão pela escolha da carreira foi exclusivamente do filho. Ela, que acompanhou o primeiro dia do filho na EPCAR afirma que ficou impressionada com a recepção que teve. Segundo ela, depois de conhecer melhor a escola, a insegurança para trás. “Após os depoimentos fiquei segura por saber que meu filho está num excelente lugar. O acolhimento do comandante e de toda a equipe foi ótimo”, ressaltou afirmou a servidora pública do Governo do Estado de Minas Gerais.

Preparação – De acordo com o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Celestino Todesco, desde setembro de 2015 a escola se prepara para receber os novos alunos. Nas últimas semanas, mais de 180 militares se envolveram nas ações finais envolvendo estrutura física, administrativa e pedagógica.

O oficial-general também destacou a importância a chegada dos novos alunos na EPCAR. “O dia 16 de janeiro de 2016, para os novos alunos da Força Aérea Brasileira, representa a fortaleza de nossa soberania no ar, a capacidade de superar os desafios para chegarem até este dia e, principalmente, o amor à profissão militar, razão máxima do ingresso em uma escola militar. Parabéns aos mais novos Cavaleiros do Ar”, cumprimentou o comandante.

Assista ao programa FAB em Ação sobre a EPCAR e conheça um pouco da rotina desta escola: