SELEÇÃO

FAB vai realizar exames de admissão para todos os níveis de escolaridade este ano

Os cursos são realizados nas escolas da FAB e têm duração variável
Publicada em: 11/01/2016 08:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  A Força Aérea Brasileira (FAB) deve realizar este ano 12 exames de admissão para o público externo. Existem opções para todos os níveis de ensino: desde o fundamental até o superior. Os aprovados passarão por cursos de formação em escolas da FAB, onde vão receber instruções nos campos militar e técnico-especializado.

“Nosso projeto para 2016 é traçar estratégias que nos possibilitem buscar candidatos cada vez mais qualificados para os nossos exames de admissão. Para isso, pretendemos realizar um trabalho de aproximação com escolas e faculdades que formem o nosso público-alvo”, explica o Chefe da Divisão de Admissão e Seleção do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), Coronel João Carlos Araújo Amaral.

As cidades de realização das provas podem mudar de acordo com o concurso, mas a maioria dos exames é realizada em: Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

Veja abaixo as possibilidades de realização de exames de admissão, relacionando com o nível que o candidato já possui:

Ensino Fundamental

  A opção é para quem pretende cursar o ensino médio na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). O aluno conclui também o Curso Preparatório de Cadetes do Ar e pode entrar diretamente na Academia da Força Aérea (AFA), caso seja aprovado novamente em Inspeção de Saúde e Teste de Aptidão à Pilotagem Militar, dentro do número de vagas oferecidas. O exame seleciona jovens com ensino fundamental completo, que não tenham menos de 14 anos de idade e nem 19 anos completos até 31 de dezembro do ano da matrícula. As inscrições ocorrem, geralmente, no mês de maio.

Ensino Médio

  Quem quer se tornar um oficial da FAB e cursar o ensino superior na instituição deve prestar a seleção para o curso de formação de Oficiais de Carreira da Aeronáutica dos Quadros de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria (CFOINF). O candidato não pode possuir menos de 17 anos e nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. Os aprovados farão o Curso de Formação na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), durante quatro anos. As inscrições estão previstas para serem realizadas entre os meses de abril e maio.

Uma opção para quem deseja se formar em engenharia é prestar o exame de admissão para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). O curso tem duração de cinco anos e oferece vagas nas seguintes especialidades: Aeronáutica, Eletrônia, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, da Computação e Aeroespacial. As inscrições ocorrem no mês de agosto.

Já quem possui ensino médio e deseja se tornar sargento da Aeronáutica deve fazer a seleção para o Curso de Formação de Sargentos, realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). O curso tem duração de dois anos e, após a conclusão, o aluno será nomeado Terceiro-Sargento. A seleção ocorre duas vezes por ano e as inscrições, geralmente, são realizadas nos meses de abril e setembro.

Nível Técnico

  Quem possui o nível técnico pode se candidatar ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento que tem duração aproximada de um ano e também é realizado na EEAR. As inscrições são realizadas entre os meses de fevereiro e março.

Também quem possui o nível técnico pode se candidatar ao serviço temporário do Quadro de Sargentos Convocados. As seleções são realizadas pelos Comandos Aéreos Regionais, o curso dura aproximadamente oito semanas e a data de inscrição é variável.

Nível Superior

As seleções para profissionais com nível superior são divididas por especialidades. Todos os cursos têm duração aproximada de 17 semanas e são realizados no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte. Veja a seguir as informações específicas para cada especialidade:

Médicos

Profissionais com nível superior em medicina podem fazer o Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (CAMAR). As inscrições estão previstas para o mês de julho.

Dentistas, Farmacêuticos e Engenheiros

Os formados em Odontologia podem fazer a seleção para o Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica (CADAR). Já quem possui nível superior em Farmácia pode se candidatar ao Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica (CAFAR). E os formados em engenharia podem prestar a seleção para o Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR). As inscrições ocorrem simultaneamente entre os meses de março e abril.

Outras especialidades de nível superior

  Profissionais de outros cursos de nível superior podem prestar seleção para o Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (EAOAP). As inscrições estão previstas para os meses de março e abril.

Também quem possui nível superior pode se candidatar ao serviço temporário do Quadro de Oficiais Convocados (QOCON). As seleções são realizadas pelos Comandos Aéreos Regionais, o curso dura aproximadamente oito semanas e a data de inscrição é variável.

Capelães

Quem possui o curso superior de formação teórica regular pode se candidatar ao Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica (EIAC). As inscrições estão previstas para o mês de abril.