SOCIAL

Base de Florianópolis recebe colônia de férias para alunos com necessidades especiais

Parceria já tem 20 anos e visa ao desenvolvimento pessoal dos alunos
Publicada em: 09/01/2016 08:30
Imprimir
Fonte: BAFL

  Começou na Base Aérea de Florianópolis (BAFL) a 20° Colônia de Férias “Voo Livre”, voltada para alunos portadores de necessidades especiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Em janeiro, dois grupos com cerca de 40 pessoas cada, entre alunos e instrutores, ficarão hospedados durante dez dias no alojamento da BAFL e vivenciarão experiências para ampliar o espírito de grupo.

O objetivo é promover a interação social, bem como colaborar para o desenvolvimento pessoal, social e subjetivo dos alunos, por meio de atividades planejadas que despertam a solidariedade, a cooperação,  a dignidade e o respeito. Música, dança, jogos, cultura e passeios fazem parte da programação dos grupos. Além de oferecer a hospedagem, a Base Aérea proporciona o apoio médico e logístico para as diversas atividades culturais da programação.

“Esse momento de vivenciar novas experiências e descontração, proporcionados pela Colônia de Férias, estimula o desenvolvimento social dos alunos”, conta a coordenadora do primeiro grupo e instrutora da APAE, Fernanda Felizola. Ela explica que os dias em que os alunos passam juntos na Base Aérea ajudam a reforçar os vínculos e subsidiar o processo educativo e de inclusão social.

O dia mais aguardado é quando ocorre a trilha: os alunos vestem fardamento camuflado e pintam o rosto. Depois, seguem as orientações do Sargento da Reserva José Gilberto Luz, que conduz o grupo pela mata na área da BAFL, acompanhado de militares voluntários. Como num curso militar, os alunos - inclusive cadeirantes - percorrem as trilhas até as áreas das oficinas, onde o Sargento Luz explica como conseguir água, fogo e comida. "Está sendo muito legal, brinco e conheço novos amigos”, conta entusiasmada a aluna Marilene Potulski.

Durante a cerimônia de abertura, realizada no dia 5 de janeiro, a Presidente da APAE- Florianópolis, Elisabeth Tereza Donato das Neves, agradeceu à BAFL pelos 20 anos da parceria.