PROGRAMA ESPACIAL

FAB celebra 50 anos de lançamento do primeiro foguete no País

Foguete comemorativo será lançado às 16h35 (horário de Brasília) da Barreira do Inferno (RN)
Publicada em: 15/12/2015 15:25
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lança nesta terça-feira (15/12), às 16h35 (horário de Brasília), um foguete universitário planejado, construído e montado pelas equipes da Competição Brasileira Universitária de Foguetes (COBRUF). A operação celebra os 50 anos do lançamento do primeiro foguete a partir de uma plataforma da Barreira do Inferno.

“Esse lançamento comemora o início das atividades espaciais no País e é muito importante porque representa uma das ações da Agência Espacial Brasileira para a participação do meio acadêmico em programas espaciais”, explicou o Diretor do CLBI, Coronel Maurício Lima de Alcântara.

No dia 15 de dezembro de 1965, no mesmo horário, foi lançado o foguete NIKE APACHE, procedente da NASA, a agência espacial americana. A equipe técnica do Grupo de Trabalho de Estudos e Projetos Especiais (GTEPE) executou a instalação dos equipamentos, operacionalizou o campo e efetuou o lançamento. A operação foi bem-sucedida. As equipes fizeram o disparo, o rastreio e a coleta de dados do veículo.

História - Nesses 50 anos, o CLBI, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Parnamirim (RN), serviu como base de lançamento de aproximadamente três mil foguetes e rastreamento de cerca de duzentos veículos espaciais lançados a partir da Guiana Francesa, entre eles os foguetes Ariane, Soyuz e Vega.