HOMENAGEM

Ex-Comandante da Aeronáutica é homenageado pelo Japão

Tenente-Brigadeiro Saito é o segundo brasileiro a receber o Grande Colar da Ordem do Sol Nascente
Publicada em: 14/12/2015 10:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Grande Colar da Ordem do Sol Nascente é o nível mais elevado da comenda japonesa  Agência Força Aérea/Sargento Batista  Agência Força Aérea/Sargento BatistaO Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, 73 anos, foi homenageado pelo governo do Japão na sexta-feira (11/12) na embaixada do país em Brasília (DF). O oficial-general, que comandou por oito anos (2007-2015) a Força Aérea Brasileira (FAB), é o segundo brasileiro a receber o Grande Colar da Ordem do Sol Nascente, o nível mais elevado da comenda concedida a estrangeiros e japoneses. Neste ano, 89 estrangeiros de diferentes países foram condecorados, incluindo o ex-secretário de defesa norte-americano Donald Rumsfel.

“Eu diria [sinto-me] mais honroso do que feliz. É uma condecoração muito importante que o Japão outorga para a população em geral do Japão e também para estrangeiros. E receber a condecoração mais elevada, não só para mim, mas para minha família –nós descendemos de imigrantes japoneses – é uma honra muito grande”, expressou o oficial-general, que dedicou 55 anos de sua vida à carreira militar.   Agência Força Aérea/Sargento Batista

O Tenente-Brigadeiro Saito comandou a Força Aérea Brasileira por oito anos (2007-2015). Em suas palavras, esta homenagem também se deve à FAB. “Também eu quero agradecer à Força Aérea por nos proporcionar um momento como esse. Tenho certeza de que se eu não estivesse na Força Aérea não aconteceria este tipo de homenagem”, afirmou. 

A Ordem do Sol Nascente tem oito categorias, sendo o Grande Colar o nível mais elevado. O primeiro brasileiro a receber a comenda, em 1985, foi ex-presidente Ernesto Geisel.

 

  Agência Força Aérea/Sargento Batista

Orgulho da comunidade japonesa - Com cerca de 1,7 milhão de pessoas, a comunidade japonesa no Brasil é a maior do mundo fora do Japão. Para o embaixador japonês no Brasil, Kunio Umeda, o Tenente-Brigadeiro Saito representa o imigrante que ascendeu no Brasil. O chanceler também destacou que o fato de ter alcançado posto máximo dentro da Aeronáutica é “motivo de imenso orgulho” para a comunidade japonesa. “Ele nasceu em uma família de agricultores e, por meio dos seus méritos, galgou, pouco a pouco, até chegar ao posto de comandante da Força Aérea. Isso mostra como o Brasil é uma sociedade tolerante e que [os imigrantes] a partir dos próprios méritos e esforços possam ascender”, afirmou o embaixador.

A entrega da comenda também marca o encerramento das comemorações dos 120 anos de Amizade Brasil-Japão. O calendário reuniu cerca de 450 eventos realizado em todo o Brasil ao longo de 2015, incluindo a visita do príncipe japonês Akishino. “Creio que realmente pudemos fechar as comemorações dos 120 anos com chave de ouro. O tenente-brigadeiro exerceu um papel muito importante no fortalecimento das relações bilaterais, notadamente na área da cooperação, na área militar”, enfatizou.

Em 2008, o ex-comandante integrou a comitiva brasileira em visita oficial ao Japão, quando foi recebido pelo imperador, para celebrar o Centen  Agência Força Aérea/Sargento Batistaário da Imigração Japonesa. Além disso, os valores cultivados e propagados pelo oficial-general, como a dedicação, honestidade, humildade e paciência, foram destacados durante a cerimônia. “Nós japoneses gostamos muito do Tenente-Brigadeiro Saito. Ele realmente é uma pessoa com personalidade. Nós o reverenciamos e o respeitamos muito.”

Família - A família Saito, de São Paulo, acompanhou a cerimônia em Brasília. Para o filho, Carlos Gustavo Saito, a comenda é um reconhecimento a tudo o que o pai realizou ao longo da carreira. "É um orgulho muito grande. Essa comenda vem coroar tudo o que ele sempre pregou e nos ensinou como pai. É muito gratificante", expressou.

A irmã, Lucy Hino, também destacou a dedicação à Aeronáutica e à família. "Ele se dedicou muito à Aeronáutica. É um orgulho pois ele é um irmão muito presente. Uma felicidade que não consigo expressar", afirmou.

 

imagens/original/27247/151211bat0144_c_bruno_batista.jpg
imagens/original/27247/151211bat0262_c_bruno_batista.jpg