TALENTO

TV Cultura exibe neste domingo (13) vitória de sargento da FAB em concurso de música

O clarinetista ganhou uma bolsa de estudos de música no exterior e um concerto como solista
Publicada em: 13/12/2015 06:44
Imprimir
Fonte: CINDACTA II

Programa Prelúdio 2015  Sgto SamuelO Sargento Músico da Força Aérea Brasileira (FAB) Samuel Junior venceu o concurso do programa “Prelúdio 2015” da TV Cultura do Estado de São Paulo para jovens solistas de orquestra. A gravação do concerto que deu a vitória ao militar será exibida pela TV Cultura, neste domingo (13/12), às 12 horas. O clarinetista, que pertence ao efetivo do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), ganhou uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste - oferecida pela Embaixada da Hungria - além de um concerto como solista a ser realizado no Teatro do SESI – São Paulo, no segundo semestre de 2016.

O Sargento Samuel foi selecionado entre milhares de candidatos de todo o Brasil e desde agosto vem participando das fases presenciais do concurso, que selecionou 24 músicos. Os participantes apresentaram-se com a Orquestra Prelúdio em seis eliminatórias, onde foram selecionados oito para as semifinais e quatro para a final. O militar foi o vencedor da primeira eliminatória, da segunda semifinal e consagrou-se o vencedor do programa realizado na principal sala de concerto do Brasil, a "Sala São Paulo", no domingo (06/12).

Veja como foi a apresentação do músico primeira eliminatória:

O Programa “Prelúdio” é organizado pela TV Cultura e tem o objetivo de proporcionar oportunidades a novos talentos da música clássica do Brasil. A direção artística do programa é do Maestro Júlio Medaglia.

“Para um músico ser selecionado em um concurso como esse, é uma honra. Pois o nível profissional dos candidatos é muito alto. Confesso que me dediquei muito para conseguir chegar a um nível musical de excelência. Tenho muito a agradecer aos meus companheiros, pois sempre me deram total apoio e condições para que eu pudesse fazer música de qualidade”, revelou o Sargento Samuel, após a conquista.

2° Sargento Samuel  Sgto SamuelO interesse de Samuel pela música começou ainda na infância e o levou a escolher a especialidade oferecida pela Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá (SP). “A Força Aérea Brasileira tem um papel muito importante nessa vitória, pois tem aberto cada vez mais as portas, para que eu possa obter mais conhecimento da minha área e assim poder divulgar para o público externo o trabalho sério que é realizado pela especialidade de música no âmbito do Comando da Aeronáutica”, explicou o militar.

O Sargento conclui ainda este ano o Curso de Bacharelado em Clarineta pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. No mês de novembro, participou do 53º Festival de Música de Câmara Villa – Lobos, realizado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no qual foi um dos finalistas do V Concurso de Música de Câmara. Samuel conquistou o primeiro lugar com a apresentação “Dualidade Sonora”, um duo realizado entre a flautista Denusa Castellain e o clarinetista. Conheça um pouco mais da trajetória do sargento músico da FAB.

 Assista ao programa Especialistas da FAB e conheça a formação dos sargentos músicos na EEAR e onde esse militares atuam: