ENSINO

Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica realizou diplomação de 163 Oficiais

Cerimônia reuniu formandos do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais e do Curso de Comando e Estado-Maior
Publicada em: 10/12/2015 07:01
Imprimir
Fonte: ECEMAR

Cerimônia de diplomação na ECEMAR  SO Tostes/ECEMARA Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou, no dia 4 de dezembro, a cerimônia militar de diplomação de 163 Oficiais-Alunos.

Foram diplomados no Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA) 43 militares, sendo dois da Marinha do Brasil, dois do Exército Brasileiro e um Oficial Instrutor da ECEMAR, além de 120 militares no Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM). Dentre esses, sete Oficiais de Nações Amigas (ONA), representantes dos seguintes países: Angola, Argentina, Canadá, El Salvador, Estados Unidos, Peru e República Dominicana.

“O CCEM se encerrou com as atividades de maior destaque: a discussão construtiva da Jornada Científica e a interação prática das três Forças e de todas as disciplinas estudadas, no exercício de jogos de guerra AZUVER. Essa experiência de Operações Conjuntas marca, em cada um dos formandos, a percepção de que é preciso se dedicar e se aprimorar sempre”, disse o primeiro colocado do CCEM, Tenente-Coronel Rainer Ferraz Passos.Primeiro Colocado do CCEM recebe o Diploma   SO Tostes/ECEMAR

Em suas palavras, o Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Aldo Matsuhiro Miyaguti, ressaltou que a Escola, no cumprimento de sua missão, proporcionou aos Oficiais-Alunos o treinamento necessário a um assessor de alto nível ou a um Oficial de Estado-Maior.

“Essas características são condições indispensáveis a uma instituição que tem por desafio adaptar-se às novas exigências da guerra aérea, bem como preparar administradores aptos a conduzir os destinos do Comando da Aeronáutica nos próximos anos, tudo de acordo com as mais modernas técnicas gerenciais”, disse o Comandante.

A solenidade ocorreu na Universidade da Força Aérea (UNIFA) e contou com a presença de Oficiais Generais do Alto-Comando e de inúmeras autoridades militares, sendo presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Mesa de Honra da diplomação CPEA e CCEM  SO Tostes/ECEMARQualificação – O CPEA é o curso destinado aos Oficiais Superiores do posto de Coronel e que tem por objetivo fornecer conhecimentos que os capacitem a formular e conduzir a Política Militar da Aeronáutica, considerando a Política de Defesa Nacional, estabelecendo a correlata Estratégia Militar da Aeronáutica. O CCEM tem por objetivo capacitar os Oficiais Superiores nos postos de Major e Tenente-Coronel, para o exercício das funções de Comandantes, Chefes, Diretores e Oficiais de Estado-Maior.