OPERACIONAL

Exercício operacional finaliza curso de especialização de pilotos de combate

Formatura dos militares será nesta quinta-feira (10/12) em Natal (RN)
Publicada em: 09/12/2015 15:13
Imprimir
Fonte: I FAE

  O  s futuros pilotos de combate da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram, no início de dezembro, do exercício Especializex. O objetivo foi realizar a complementação curricular dos mais de cem estagiários do Programa de Especialização Operacional (PESOP) de 2015, que irão se formar na próxima quinta-feira (10/12), em Natal (RN). Eles vão integrar as aviações de caça, transporte, busca e salvamento, reconhecimento, patrulha e asas rotativas.

Durante o exercício, os militares treinaram as missões compostas (também conhecidas como de pacote), que são a realização simultânea de missões diversas executadas por aeronaves diferentes de forma coordenada. Esse tipo de modalidade é empregado pela Força Aérea em exercícios operacionais e operações conjuntas e combinadas.

  Os estagiários enfrentaram problemas simulados característicos do piloto envolvido neste tipo de missão, e interagiram entre si. Dessa forma, eles puderam perceber a importância de cada aviação no contexto de uma guerra aérea moderna.

“Os militares podem se deparar com problemas resultantes da evolução tática de um conflito, por exemplo, a oscilação da linha de contato com as forças inimigas, evolução do posicionamento das ameaças terrestre, navais e aéreas; entre outros”, destacou o Capitão Lauro de Freitas, da Primeira Força Aérea (I FAE), unidade responsável por receber e treinar os pilotos recém-formados na Academia da Força Aérea (AFA).

  De acordo com coordenação do Especializex, o treinamento é uma oportunidade para se pôr em prática a estrutura de comando e controle no processo de planejamento e na condução de operações aéreas.

Já para os jovens pilotos de combate, os conhecimentos adquiridos ao longo da atividade serão utilizados em exercícios operacionais e operações conjuntas e combinadas da FAB com o Ministério da Defesa, como a Ágata, CRUZEX, SALITRE, etc.

Validação curricular – O treinamento é necessário para a validação curricular dos pilotos pelas futuras unidades às quais eles serão subordinados: Segunda Força Aérea - FAE II (aviação de busca e salvamento, asas rotativas - helicóptero e patrulha), Terceira Força Aérea - III FAE (aviação de caça e reconhecimento) e  Quinta Força Aérea - V FAE (aviação de transporte).

Veja no vídeo abaixo como é a formação do piloto militar: