MEIO AMBIENTE

Helicóptero da FAB leva onça à floresta amazônica

Ação permitiu que animal ameaçado de extinção voltasse ao habitat natural
Publicada em: 29/11/2015 09:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  A onça-pintada Felipe chegou à selva amazônica na tarde de sábado (28/11). Ela foi reintegrada ao habitat natural graças ao apoio da Força Aérea Brasileira, que a transportou em um helicóptero H-1H até o local da soltura.

“É uma espécie ameaçada de extinção. Ajudar na reintegração desse animal à selva mostra que a Força Aérea também se preocupa com as questões ambientais”, afirma o Tenente-Coronel André Luís Albuquerque de Vasconcelos, responsável por coordenar a operação de transporte da onça na aeronave da FAB.

  A viagem no helicóptero foi a última etapa de um percurso de três mil quilômetros. Antes disso, Felipe viajou de avião comercial e de caminhonete. As informações sobre o local de embarque e desembarque de Felipe não serão divulgadas, para evitar que ele seja alvo de caçadores. Durante um ano e meio, o felino será monitorado via satélite por um rádio-colar.

A onça-pintada, representante de uma espécie ameaçada de extinção, foi raptada por garimpeiros quando ainda era um filhote. Felipe foi resgatado pelo IBAMA em julho deste ano e levado a uma associação paulista para reaprender a viver livre. Após quatro meses reativando os instintos naturais, ele está preparado para cumprir seu papel na natureza. A onça-pintada tem dois anos e pesa 63 quilos.

Veja neste vídeo o momento da soltura: