MÍDIAS SOCIAIS

Perfil da FAB no Facebook faz resgate histórico de momentos marcantes

Seguidores agora podem acompanhar fotos de datas importantes para a instituição, como o ingresso das mulheres e o primeiro pouso na Antártica
Publicada em: 26/11/2015 08:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  O perfil da Força Aérea Brasileira no Facebook passou a fazer uso de uma nova ferramenta: a partir de agora, os seguidores da página podem acompanhar um resgate de fotos históricas que contam momentos marcantes na trajetória da Força.

Estão disponíveis fotos do primeiro pouso de um avião C-130 na Antártica, realizado pelo Esquadrão Gordo (1°/1° GT) em 1983 (foto abaixo); da formatura da primeira turma de militares femininas, que marca a entrada da mulher na Força em 1982; da criação do Ministério da Aeronáutica em 1941, entre outras. Segundo o Tenente Saulo Vargas, um dos responsáveis pela gestão de mídias sociais no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), o levantamento histórico está só começando e novas fotos estão sendo levantadas e serão disponibilizadas aos seguidores da página nos próximos dias.

 
  “Nosso objetivo é facilitar o acesso dessas informações aos usuários do Facebook, pois muitas fotos já foram divulgadas em outros locais, além de valorizar os feitos históricos da instituição, já que a FAB do presente é resultado do trabalho de todos os militares que já passaram por essas fileiras”, afirma.
 
Algumas fotos são inéditas, como é o caso do recebimento das três primeiras unidades da aeronave Hércules C-130 da FAB, na cidade americana de Marietta (à esquerda), sendo que o primeiro pouso em solo brasileiro foi em Natal (RN), em 18/11/1965. Neste ano, o Hércules completou 50 anos de operação no País.

Segundo o Tenente Vargas, a nova ferramenta tem gerado uma repercussão maior que a esperada. Diversos seguidores têm compartilhado suas memórias relacionadas aos momentos que vivenciaram. Adaulino de Castro Pinto, por exemplo, relembrou, em um comentário, o orgulho de sua participação no resgate dos sobreviventes de um acidente aeronáutico que aconteceu em 1967 no Amazonas. “Desci de guincho, levando a maca stock, para içar os sobreviventes”, escreveu ele.

Para conhecer o perfil da FAB no Facebook e a nova funcionalidade, acesse: https://www.facebook.com/aeronauticaoficial