DIA DA BANDEIRA

Conheça a relação dos militares da FAB com a Bandeira do Brasil

Símbolo da nação já teve diversas configurações ao longo da história
Publicada em: 19/11/2015 07:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Sargento Rezende/ CECOMSAERDesde que chegou à capital federal para servir no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a Sargento Rayla Farias de Lucena já participou três vezes da solenidade de substituição da Bandeira Nacional, em Brasília (DF). Durante a cerimônia, realizada mensalmente na Praça dos Três Poderes, a maior bandeira do País (com uma área de 280 m² e 90 kg de peso) é hasteada.

“A Bandeira representa nossa pátria e é importante que as pessoas vejam seu significado”, comenta a Sargento, que também já integrou a tropa de bandeiras históricas na primeira solenidade da qual participou. O grupamento representa as doze bandeiras que o País teve até chegar à atual, instituída após a proclama  Sargento Rezende/ CECOMSAERção da República - em 1889 - quando a comemoração ao Dia da Bandeira passou a fazer parte do País.

Todo dia 19 de novembro, as unidades da Força Aérea Brasileira realizam uma cerimônia militar alusiva à data, onde são ressaltados o simbolismo e o culto ao Pavilhão Nacional. Durante essa solenidade, as bandeiras antigas e inservíveis são incineradas ao meio-dia nas organizações militares.

Segundo a Tenente Historiadora Regina Celly De Morais Lopes De Souza, do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), a Bandeira Nacional já teve diversas configurações e conforme a sociedade mudou, a Bandeira mudou junto. “É o maior símbolo de uma Nação, representa sua identidade, descreve suas riquezas e particularidades”, destaca.

A relação dos militares com a Bandeira do Brasil é habitual. Diariamente são realizadas cerimônias de hasteamento nas organizações. “Para nós militares, a bandeira é o símbolo que representa todos os brasileiros, todas as suas lutas e conquistas”, complementa a Tenente Celly.

Veja no vídeo como é feita a substituição da Bandeira Nacional em Brasília:

 

 

imagens/original/26883/150626bat2341(c)bruno_batista.jpg