OPERACIONAL

Cadetes da AFA participam da Operação Teseu

Operação termina nesta sexta-feira (13/11)
Publicada em: 11/11/2015 13:49
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

 

 


Embarque do grupo para o exerc�cio pr�tico.Dois helicópteros, o H-60L Black Hawk, do Esquadrão Pantera (5°/8°GAV), e um H-34 Super Puma, do Esquadrão Puma (3°/8°GAV),  participam da Operação Teseu, na Academia da Forca Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Até a próxima sexta-feira (13/11), 179 cadetes do 4º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAER) dos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv), Intendentes (CFOInt) e de Infantaria (CFOInf),  realizam o exercício de Busca e Salvamento em Combate (CSAR) - Módulo Evasor. Trata-se de uma simulação de resgate de qualquer militar que esteja em território inimigo, em caso de conflito.

O treinamento inclui técnicas, táticas e procedimentos adotados em situação de sobrevivência em combate e abandono de área hostil. Cinquenta militares estão envolvidos na operação entre eles os dos Esquadrões Pelicano (2º/10 GAV), Puma (3º/8º GAV), Pantera (5º/8º GAV) e Aeroterrestre de Salvamento e Resgate (EAS), da Segunda Força Aérea (II FAE) e militares da AFA. Cadetes durante a opera��o.

O exercício é dividido em três fases. A primeira envolve a parte teórica onde os cadetes recebem instruções e orientações. A segunda é a prática orientada onde eles praticam os conceitos que foram aplicados em sala de aula. Já a terceira é a prática real.

Cada aluno tem a oportunidade de realizar a evasão em um terreno com equipes preparadas para atendê-los caso ocorra alguma emergência. A novidade desta edição da operação é o uso dos óculos de visão noturna (NVG, do inglês Night Vision Goggles) que são usados pelos pilotos, mecânicos e pela equipe que realiza a autenticação dos alunos no término da fase prática.

Segundo o coordenador da Operação, Major Jader Cristian Manrique, o exercício é o momento de unir todo conhecimento adquirido nos quatro anos de curso e aplicá-los.

“Nós buscamos desenvolver os futuros líderes da Força Aérea e proporcionar ao cadete a capacidade de realizar uma atividade real em que ele possa enfrentar os riscos da profissão com conhecimento”, explica.

Durante o exerc�cio os cadetes sempre acompanhados pelo instrutor.Esta é a terceira edição da operação realizada na Academia. Antes a atividade ocorria no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), na Base Aérea de Natal (BANT), e era executada apenas por militares da aviação e voltada para o resgate de aeronavegantes. Agora, o exercício engloba também os militares de infantaria e intendência da Aeronáutica.

Saiba mais: A Academia da Força Aérea tem como missão formar Oficiais de Carreira da Aeronáutica dos Quadros de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF). O objetivo é desenvolver em cada cadete os atributos militares, intelectuais e profissionais, além dos padrões éticos, morais, cívicos e sociais, obtendo-se, ao final deste processo, oficiais em condições de se tornarem líderes de uma moderna Força Aérea.

Conheça a rotina dos cadetes da Academia da Força Aérea: