COMANDO

General Silva e Luna toma posse como secretário-geral do Ministério da Defesa

Nomeação do oficial-general foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (26/10)
Publicada em: 06/11/2015 09:11
Imprimir
Fonte: Ministério da Defesa

General Silva e Luna assumiu o cargo  Gilberto Alves / MDO ministro da Defesa, Aldo Rebelo, deu posse nesta quinta-feira (05) ao novo secretário-geral do Ministério da Defesa, General de Exército Joaquim Silva e Luna, que assumiu o cargo em substituição a Eva Maria Chiavon.

Na cerimônia de posse, Aldo agradeceu o trabalho prestado pela ex-secretária Eva e destacou a confiança do general Silva e Luna em aceitar o desafio de assumir o novo cargo. “Conduzimos o Ministério da Defesa em um momento de transição, de ajustes, de dificuldades e o secretário-geral escolhido para o exercício dessa missão tem uma biografia e personalidade formada para esse desafio”, disse.

Na ocasião, o ministro ressaltou a importância do trabalho da Secretaria Geral (SG) para a Pasta. “Digo que trabalharemos juntos e que juntos venceremos as adversidades e desafios do nosso país e do nosso ministério”, lembrou Aldo.

Em seu discurso, o militar disse acreditar que o que se espera do novo secretário é a produção em equipe. “Foco: atender as demandas conjunturais do presente; e construir uma Agenda, orientado pelo ministro, em conjunto com as nossas Forças Armadas, capaz de modelar o futuro de forma consistente e institucionalizada. Essa é a minha percepção inicial”, afirmou o general.

O novo secretário ressaltou também o papel da Secretaria Geral. “Cabem à SG, genericamente, as ações referentes à organização institucional, a pessoal, ensino, saúde e desporto, a produtos de defesa, ao sistema de proteção da Amazônia e ao Programa Calha Norte. E ainda, prover os meios necessários para o emprego das Forças Armadas. No dia a dia, a SG trava batalhas do imediato no que tange a orçamentos e finanças”, destacou o oficial-general.

Ao se despedir do cargo, Eva Chiavon ressaltou que a experiência no Ministério da Defesa foi curta, mas muito gratificante. “Quero agradecer aos comandantes das Forças, ressaltar a minha gratidão pela parceria, articulação e diálogo sempre franco e aberto no desenvolvimento das atividades e projetos que construímos nesse curto período”, declarou.

A atual secretária-executiva da Casa Civil falou também sobre o esforço à frente da secretaria. “Reforcei meu aprendizado e espírito nacionalista. A busca sempre pela excelência, o comprometimento com o Estado e o profissionalismo dos militares é uma lição que aliarei à minha vida profissional”, salientou Eva Chiavon.

Novo secretário-geral

Joaquim Silva e Luna incorporou-se ao Exército em 10 de fevereiro de 1969, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Foi declarado aspirante-a-oficial de Engenharia em 16 de dezembro de 1972.

Possui pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e em Projetos e Análise de Sistemas. Mestrado em Operações Militares e Doutorado em Ciências Militares. O general tem, também, os cursos de Guerra na Selva e de Combate Básico das Forças de Defesa de Israel.

Já comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, foi chefe de gabinete do comandante do Exército e chefe do Estado-Maior do Exército e participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai.

A cerimônia de transmissão de cargo da Secretaria Geral do Ministério da Defesa foi acompanhada pelos comandantes da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luís Rossato; além do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército José Carlos De Nardi, e do General de Exército Joaquim Brandão Jr., representando o comandante do Exército.