DIA DA ENGENHARIA

Diretoria de Engenharia realiza comemorações na nova sede

O local foi totalmente adaptado e estruturado com a dimensão necessária à Engenharia da FAB
Publicada em: 28/10/2015 15:00
Imprimir
Fonte: DIRENG, COMGAP

Sede da Direng será na Ilha do Governador  S1 SAD WelberA Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou o Dia da Engenharia com uma formatura especial realizada na futura sede da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG), segunda-feira (26/10), no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior; e do Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro, entre outras autoridades civis e militares.

Os presentes puderam conferir a fase final das obras das novas instalações da DIRENG. A mudança de sede é um projeto que foi iniciado no ano passado, sendo totalmente desenvolvido e construído pela equipe multidisciplinar de engenheiros da organização, que agora passa a contar também com a sua primeira unidade subordinada, o Centro de Estudos e Projetos de Engenharia da Aeronáutica (CEPE).

Em seu discurso, o Diretor de Engenharia da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Engenheiro Francisco Carlos Melo Pantoja, ressaltou os feitos da Engenharia da FAB, o Maj Brig Eng Pantoja  S1 SAD Welberdesenvolvimento de uma indústria de alta tecnologia e a necessidade de atender às demandas sociais futuras.

“Uma das primeiras coisas que podemos dizer é que construímos essa Força. A Engenharia está em todas as áreas, podemos notar que não existem organizações sem tecnologia e não podemos prescindir da FAB sem Engenharia. Os aviões, que estão voando até hoje, foram feitos num contexto de ciência e tecnologia da FAB. Quando falamos da reestruturação da frota, não seria possível sem o conhecimento da Engenharia. Todo esse arcabouço que é ter uma nova aeronave na FAB, a gente não faria ou não faria com a facilidade que a gente faz, se a FAB não fizesse o investimento em ciência e tecnologia. Temos uma grande responsabilidade no futuro de dar continuidade ao trabalho que foi feito durante esses anos. Precisamos trabalhar de forma integrada para atender as necessidades do novo perfil do Engenheiro, que deve pensar de maneira integrada, mobilizando várias disciplinas e habilidades”, declarou.

Já o Comandante da Aeronáutica destacou a importância de a Engenharia da FAB contar com uma sede própria. “Essa nova sede foi totalmente adaptada e estruturada com a dimensão necessária à Engenharia da FAB. Isso vai fazer com que a nossa Engenharia tenha o destaque crescente e alcance os resultados que queremos. A Força Aérea precisa muito dessa centralização de ideias, para que a Comandante da Aeronáutica conferiu nova sede  S1 SAD Welbergente possa fazer as nossas obras sem os problemas que podem vir se não tivermos essa infraestrutura”, disse.

Homenagem - Comemorada no dia 28 de outubro, a data lembra o patrono da Engenharia da Aeronáutica, Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do antigo Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA), hoje Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos mais respeitados centros mundiais de produção de conhecimento tecnológico.