OPERACIONAL

Exercício de sobrevivência na selva prepara futuros oficiais

Ao final do exercício, os militares receberam as insígnias do uniforme operacional
Publicada em: 20/10/2015 13:50
Imprimir
Fonte: CLA

Quinze futuros oficiais particiExercício de Campanha do EAT/EAS no CLA  Sd Borges/ CLApantes do Estágio de Adaptação Técnico (EAT) e do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) encerraram, no início de outubro, o exercício de campanha organizado pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão. O objetivo da atividade é preparar o militar para situações adversas e inesperadas.

Por três dias, os profissionais de diversas áreas foram incentivados a desenvolver habilidades úteis para combatentes individuais. Foram repassadas instruções de orientação no terreno, sobrevivência e vida na selva, construção de abrigos, obtenção de água e fogo, entre outras. Um dos destaques foi a apresentação sobre como confeccionar armadilhas e preparar alimentos de origem animal e vegetal.

A cerimônia de encerramento foi presidida pelo Vice-Diretor do CLA, Coronel Elymar Guimarães Fonseca Júnior. Na solenidade, os estagiários prestaram continência ao terreno, gesto tradicional que representa o agradecimento por tudo que o ambiente lhes proporcionou.Exercício de Campanha do EAT/EAS no CLA  Sd Borges/ CLA

Os concluintes receberam também os distintivos e insígnias de um dos uniformes operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), o 10º uniforme camuflado.

Carreira - O término da primeira fase do EAT e EAS no CLA está marcado para o final deste mês de outubro, quando os estagiários serão declarados Aspirante a Oficial do Quadro de Oficiais Convocados (QOCon). Após seis meses, os aspirantes serão promovidos a Segundo-Tenente, podendo permanecer na FAB por até oito anos, prorrogável por mais um ano.