PORTÕES ABERTOS

Esquadrilha da Fumaça faz demonstração aérea neste domingo (18/10) no RJ

Apresentação está prevista para às 16 horas no Museu Aeroespacial, na Zona Oeste
Publicada em: 16/10/2015 11:28
Imprimir
Fonte: EDA/Agência Força Aérea

  Divulgação EDA/Christiano Pessoa  Divulgação EDA/Christiano PessoaAmantes da aviação já podem esperar as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça no Rio de Janeiro. A demonstração aérea irá acontecer às 16 horas, de 18 de outubro, no Domingo Aéreo do Museu Aeroespacial (MUSAL). É a primeira apresentação na cidade com a nova aeronave A-29 Super Tucano.

Desde julho de 2015, a Esquadrilha da Fumaça retomou sua agenda de demonstrações aéreas, após dois anos de implantação operacional e logística. O Super Tucano é a quinta aeronave adotada na história da instituição. O avião de fabricação nacional já era empregado pela Força Aérea Brasileira (FAB) cumprindo missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça.

Ao serem adotadas pelo EDA, as aeronaves ganharam pintura com as cores vibrantes da Bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo. Nesses 63 anos de história, a Esquadrilha se con  Divulgação EDA/Christiano Pessoacretizou como um instrumento de comunicação social da FAB, com manobras arrojadas e algumas exclusivas que a fazem diferenciar das demais esquadrilhas do mundo, como o voo invertido em formação, sua especialidade.

Outras atrações - A expectativa da organização é que o Domingo Aéreo do Musal reúna 30 mil pessoas. O evento vai contar com demonstração de paraquedistas, sobrevoos de aeronaves, salvamento e resgate com helicópteros, aeromodelos e o acionamento do motor do caça P-47 Thunderbolt, operado pelo Brasil na Segunda Guerra Mundial. Além de apresentação musical, parquinho e sorteio de brindes.

"A aviação será abordada por um viés cultural com o objetivo de preservarmos o legado de Santos Dumont, Pai da Aviação, com muito entretenimento para as famílias, projetando os trabalhos realizados pela Força Aérea", ressalta o Coronel Denar de Carvalho Soares.

A entrada é gratuita na sua área externa. Para visitar o museu, o ingresso custa R$ 5,00. Os portões estarão abertos a partir das 9h30. Com um acervo de cem aeronaves, de modelos históricos a caças a jato, o MUSAL está localizado na Avenida Marechal Fontenelle, 2000, Campo dos Afonsos, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.