PORTÕES ABERTOS

Base Aérea de Canoas recebe 40 mil pessoas no feriado

Caças, helicópteros, aviões de transporte e banda estiveram entre as atrações
Publicada em: 14/10/2015 12:07
Imprimir
Fonte: BACO

  SGT NETTO  CB COSTAMesmo com chuva, mais de 40 mil pessoas participaram do “Portões Abertos” da  Base Aérea de Canoas (BACO). A 29ª edição do evento, realizada na segunda-feira (12/10), reuniu visitantes do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O evento integra o calendário oficial do município.

Aeronaves de caça F5-M do Esquadrão Pampa (1º/14º GAV) abriram as atividades aéreas com sobrevoo no local. Os espectadores puderam presenciar acionamento dos motores, táxi, decolagem, sobrevoo e pouso dos jatos de alta performance empregados na defesa do espaço aéreo brasileiro.

Ficaram em exposição as aeronaves C-97 Brasília, C-95M Bandeirante e C-98 Caravan, todos operados pelo Esquadrão Pégaso (5° ETA); C-99 do Esquadrão Condor (1º/2º GT); helicóptero H-60 Black Hawk, do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV). O público também pôde conhecer as aeronaves H-350B, Esquilo, da Brigada Militar, e duas aeronaves C-152 Cessna, da Escola de Aviação Born to Fly.

Leitura e música - O hangar de pintura das aeronaves foi transformado para receber o “Hangar da Leitura”. A ação promovida pela Prefeitura de Canoas para celebrar o Dia Nacional da Leitura recebeu peças de teatro, danças, contação de histórias e jogos. Diversos escritores que disponibilizaram ao público as suas obras também participaram.

Houve ainda apresentações da Banda de Música da BACO e do grupo gaúcho Mas Bah.