MEDICINA AEROESPACIAL

Instituto de Medicina Aeroespacial realiza 4ª Jornada científica

Evento é aberto ao público e expectativa da organização é receber cerca de cem participantes
Publicada em: 06/10/2015 14:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O Instituto de Me  dicina Aeroespacial (IMAE), sediado no Rio de Janeiro, realiza nesta quarta-feira (07/10) a 4ª Jornada Científica da unidade. O evento, aberto ao público, terá a apresentação de quatro temas, entre eles, um sobre como é feito o treinamento fisiológico de pilotos para a operação do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o Gripen NG.

“É um foco importante porque o país está muito envolvido com a aquisição da nova aeronave”, explica a Coronel Médica Kátia Mello e Alvim, coordenadora da jornada. Segundo a oficial, o evento é também uma importante ferramenta de divulgação do trabalho do instituto, que é responsável por três vertentes: medicina espacial, medicina da aviação e medicina operacional.

“O homem foi feito para viver no nível do mar. Nós tentamos estudar como o organismo se comporta quando o homem voa. A jornada é uma oportunidade de divulgar esse trabalho e, quem sabe, incentivar um futuro médico a ingressar na FAB e trabalhar com esse tema”, enfatiza.

A programação da jornada científica também vai contar com uma palestra sobre o gerenciamento de evacuação aeromédica para os Jogos Olímpicos 2016, além do relato de médicos militares brasileiros sobre a experiência de participar de
uma missão ajuda humanitária no maior navio-hospital do mundo.

A organização do evento espera receber um público de cem pessoas. Os interessados ainda podem se inscrever pelo telefone (21) 3289-6936, pelo e-mail [email protected] e presencialmente antes do início do evento.

Confira a programação de palestras:
8h45 - Experiência de um Médico-de-Esquadrão no Navio-Hospital USNS Comfort - Capitão de Corveta Médica Ana Beatriz Bragança dos Reis (Policlínica Naval de Niterói) e Tenente Médico César Wagner Montenegro Cima (Base Aérea de Fortaleza).

11h – Gerenciamento de EVAM para os Jogos Olímpicos de 2016 - Capitão Médico Mauro Pascalede Camargo Leite (Esquadrão Pelicano - 2º/10º GAV). Substituta: Coronel Médica Kátia Mello e Alvim (IMAE).

13h45 – Preparativos DQBRN para os Jogos Olímpicos de 2016 - Major Médico Dalton Muniz Santos (Hospital Central de Aeronáutica).

15h20 – O Treinamento Fisiológico de um piloto brasileiro na Suécia - Capitão Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto (Primeiro Grupo de Defesa Aérea).

Serviço:
4ª Jornada Científica do IMAE
Data: Quarta-feira (07/10)
Horário: das 8h às 15h30
Local: Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE)
Endereço: Av. Marechal Fontenelle, 1200 - Prédio E-019 – Campo dos Afonsos – Rio de Janeiro