DIA DAS CRIANÇAS

FAB lança canal online voltado para as crianças com a Turma do Fabinho

Publicada em: 12/10/2015 07:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  As crianças têm um novo motivo para acessar o site da Força Aérea Brasileira (FAB): a partir de hoje (12/10), está disponível online um canal com conteúdos exclusivos para divertir e ensinar os pequenos. Lá, as crianças poderão assistir a um videoclipe com canções militares, acessar jogos e um audiobook, e conhecer os personagens da Turma do Fabinho, que passaram por uma reformulação. Para conhecer o canal, clique aqui.

O responsável pelo novo traço que compõe os personagens é o Cabo Maclaudio Gomes Pereira (na foto abaixo). Ele explica que se preocupou em conferir características bem definidas a cada um dos membros da Turma, para que as crianças possam identificá-los e diferenciá-los com mais facilidade. “Também criamos um novo personagem, o Engrenado, que resolve tudo e consegue consertar as coisas”, explica o desenhista. No jargão militar, usa-se engrenado para se referir ao profissional que possui habilidades de destaque.

Um dos principais conteúdos disponíveis é o videoclipe com uma animação em 3D do Hino do Aviador e da Canção do Especialista. Os personagens em 3D também foram protagonistas de um audiobook em que mais uma aventura da Turma é narrada.

O vídeo, além de dar vida aos personagens, também traz um arranjo musical exclusivo para as crianças, composto pela Banda de Música da Base Aérea de Brasília.  Segundo explica o responsável pela animação, Sargento Ednaldo da Silva, a maior dificuldade está em transpor os personagens para a linguagem 3D mantendo a fidelidade das características. “É um processo muito complexo que começa com a criação dos personagens e aplicação das cores. Em seguida, criamos um mecanismo para que eles se movimentem, algo como um esqueleto; só então são desenvolvidos os cenários e sua iluminação. Depois de tudo isso pronto é que passamos à execução do roteiro”, afirmou o designer gráfico.

Um dos publicitários envolvidos no projeto, Tenente Rachid Jereissati Lima, explica que o objetivo do canal é incentivar as gerações futuras para que compreendam o papel e a responsabilidade da FAB na soberania e no desenvolvimento do nosso País. “Quem nunca apontou para o céu e disse: olha lá um avião? Falar sobre aviação é fascinante para crianças. Já falar sobre o braço armado é sempre um desafio que exige cuidados. O rigor operacional dá lugar a cenas lúdicas, tornando tudo uma grande brincadeira”, disse.

Projeto original

A Turma do Fabinho surgiu em 2010, quando a FAB identificou a necessidade de criar formas de se comunicar com as crianças. Inicialmente, seria apenas um personagem, o Fabinho, mas devido à importante e crescente presença feminina nas fileiras da Força, ele logo ganhou uma irmã: a Fabiana. “A partir disso, a turma foi crescendo. Tentamos criar um personagem para cada segmento da Força Aérea e dar nomes curtos e fáceis de gravar, para que a criançada os identificasse com mais facilidade”, explica o Sargento Jobson Augusto Pacheco, desenhista do projeto original.

Ele explica que, além das revistas em quadrinhos, a Turma já foi protagonista de encartes em outros produtos gráficos. A primeira aventura dos personagens, lançada dia 5 de maio de 2010, na comemoração de 40 anos do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), contou a história do terremoto no Haiti e da missão humanitária dos militares de ajuda àquele país.

“Procurávamos fazer roteiros que se relacionavam com algo que foi importante para a FAB, para não só entreter as crianças, mas ensiná-las histórias e valores”, ressaltou o Sargento Jobson.