DIA DO IDOSO

Casa Gerontológica celebra data com evento no Rio de Janeiro

Foram realizadas diversas atividades no evento que contou com cerca de 200 participantes
Publicada em: 01/10/2015 17:57
Imprimir
Fonte: CGABEG

Dona Miriam Gu  erreiro, de 84 anos, participa do Centro de Convivência da Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) há 12 anos. Para ela, a unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada no Rio de Janeiro, representa uma oportunidade de realizar várias atividades. “Nós conseguimos viver a vida com saúde e alegria”. A declaração da dona Mirian foi feita durante as atividades comemorativas ao Dia Internacional do Idoso, nesta quinta-feira (01/10), na CGABEG.

Para marcar a data, a unidade da FAB realizou uma programação especial com doação de sangue, festival de pipas, atividades esportivas e exposição de fotos antigas e desenhos produzidos pelos idosos. Cerca de 200 participantes, entre familiares, idosos e crianças, passaram pela Casa Gerontológica durante todo o dia.

Uma das idealizadoras do evento, a Tenente Priscila Cavalcante Caetano, Chefe do Setor de Recreação e Lazer, explicou que o objetivo é proporcionar um dia festivo oferecendo aos idosos atividades que permitam não só o divertimento, mas também a estimulação cognitiva, emocional e social. Esses itens estão preconizados na definição de saúde da Organização Mundial de Saúde.

A partir dessa ideia, uma rede de voluntários e os funcionários do setor de recreação e lazer trabalharam para realizar o evento, que segundo a Tenente Priscila, possibilita a integração. “O futuro já chegou e hoje o Brasil é um país de idosos. Sendo   assim, a CGABEG tem um papel fundamental nesse futuro e no futuro da Aeronáutica”, destacou a oficial.

Com 77 anos, dona Maria Helena, residente da Casa, garantiu que a confraternização do dia do idoso foi muito boa. “O evento motivou a todos e favoreceu o contato com diversos ramos de profissão”, celebrou.

De acordo com a Diretora da CGABEG, Coronel Médica Carla Lyrio Martins, o aumento da expectativa de vida é um fato já verificado nos dias de hoje. “Envelhecer com saúde, com qualidade de vida e com alegria, representa uma aspiração unânime. Atingir bem o amanhã depende da atitude do agora. E nesta data, no Dia Internacional do Idoso, celebramos a vida e promovemos integração”, finaliza.

Veja no vídeo como funciona a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes:

imagens/original/26165/cafe_da_manha_cgabeg_02.jpg