SEGURANÇA DE VOO

Ação social marca lançamento da 2ª revista em parceria com a Turma da Mônica

Com tiragem de 1 milhão de exemplares, publicação alerta sobre risco de fauna e os perigos de soltar pipa
Publicada em: 29/09/2015 09:25
Imprimir
Fonte: IV COMAR/CENIPA

Crianças recebem a Turma da Monica  Soldado Tanaka/IV COMAR  O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e a Maurício de Sousa Produções lançaram, no último sábado (26/09), a segunda edição da Revista Turma da Mônica sobre segurança de voo. O evento, organizado por militares da FAB e sociedade civil, foi realizado no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e marcado por uma ação social alusiva ao dia das crianças.

Com tiragem de 1 milhão de exemplares, a temática da segunda edição é o risco de fauna e o perigo de soltar pipa em áreas próximas a aeródromos. A ideia é distribuir os exemplares massivamente em aeroportos, escolas e eventos aeronáuticos. “A educação e a conscientização sobre a importância da segurança de voo é eficaz quando iniciada ainda na infância”, afirmou o Coronel Alexandre Lima Prado, Chefe da Divisão Operacional do CENIPA.Mônica e Cebolinha alegram crianças do evento  Soldado Tanaka/IV COMAR

O projeto da Revista Turma da Mônica surgiu da necessidade de diversificar as atividades de prevenção e abordar diferentes públicos. Em 2013, foi realizado o lançamento da primeira edição, com o tema relacionado ao perigo do raio laser e soltura de balões próximos aos aeródromos.

"Criança é muito ativa e com certeza influencia nas ações e costumes da família. Por isso, essa revista sobre os cuidados para quem mora nas imediações de aeroportos tem uma grande força para evitarmos acidentes com os aviões. O convite da FAB para criarmos esse canal de comunicação com as crianças, através de nossa turminha, é um sucesso já experimentado na edição anterior de 2013. Agora estamos repetindo a dose", comenta o cartunista Mauricio de Sousa.

De acordo com o CENIPA, ao direcionar a mensagem às crianças, o órgão conquista aliados na difusão das informações de prevenção também aos adultos. “O objetivo era atingir o público infantil, pois iríamos difundir as ideias de segurança de voo logo nos primeiros anos da criança, acabamos atingindo também adolescentes e adultos, já que a revista do Maurício é lida por todas as faixas etárias”, explica o Vice-Chefe do CENIPA, Coronel Marcelo Marques de Azevedo.

Lançamento reuniu mais de 500 crianças  Soldado Tanaka/IV COMARMônica e Cebolinha – O evento de lançamento reuniu mais de 500 crianças de seis instituições sociais e contou com a presença dos personagens Mônica e Cebolinha e do desenhista Maurício de Sousa, que revelou construir pequenos aeromodelos quando criança.

A festa organizada pelo PAMA-SP, realizada há 23 anos, ofereceu atrações como exposição de aviões e helicópteros, apresentação de cães, oficina de pintura, alimentação, além da distribuição de brinquedos às crianças carentes.

A ideia do projeto é proporcionar um dia inteiro de diversão às crianças. O evento, fruto de uma parceria entre militares da FAB e empresários, faz parte do calendário oficial do Mês da Asa em São Paulo. "No início, o projeto atendia cerca de 130 crianças de uma instituição. Já crescemos muito e estamos atendendo mais crianças e instituições", afirmou o organizador do evento, Coronel da Reserva Carlos Henrique Passos de Moura.