TECNOLOGIA

DECEA vai representar o Brasil em evento sobre novo sistema de navegação global

O Brasil é o primeiro país da América do Sul a participar do evento
Publicada em: 26/10/2015 07:08
Imprimir
Fonte: DECEA

 

 

 


Reunião Técnica FAA/DECEA  Luiz Eduardo PerezO Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira (FAB), vai representar o Brasil, em parceria com a Empresa ATECH, da EMBRAER, na Demonstração Mini Global II. Essa é a primeira vez que o Brasil participa efetivamente do evento, que tem como objetivo colocar em prática um novo Conceito, o SWIM, com protocolo único global, que contém informações aeronáuticas, de voo e meteorológicas. As atividades são promovidas pela Federal Aviation Administration (FAA) e estão programadas para ocorrer em abril de 2016, em Daytona Beach, Flórida, Estados Unidos.

“Em 2014, o DECEA participou do evento como observador, dessa vez, vamos participar ativamente, como provedor e consumidor de dados e informações”, ressalta o Chefe da Seção de Planejamento de Informações Aeronáuticas do DECEA, Major Cristiano de Uzêda Pinto.

O projeto Mini Global faz parte do programa norte-americano NextGen (Next Generation Air Transportation System) - semelhante ao SIRIUS brasileiro -, e tem o objetivo de mostrar como diversos provedores de serviços de navegação aérea (ANSPs) e os profissionais de diversas áreas envolvidos podem compartilhar informações comuns de forma eficiente para melhorar seu planejamento estratégico e agilizar as operações.

Para isso, são utilizados cenários simulados de submissão de plano de voo, informação de posicionamento de aeronaves, publicações de NOTAM (Aviso aos Aeronavegantes) e de boletins meteorológicos. Por exemplo, pode ser realizada uma simulação de uma decolagem do Brasil para os Estados Unidos, utilizando o novo conceito e todas as informações inerentes a ele.

“Nós vamos poder adquirir conhecimento e experiência para desenvolver o SWIM no Brasil e atuar efetivamente nas definições a serem estabelecidas pela ICAO. O conceito ainda é uma novidade no mundo inteiro. O Brasil será o país pioneiro da América do Sul a participar do evento”, destaca o Major Uzêda.

Mini Global I – A Demonstração Mini Global I ocorreu em setembro de 2014. Além dos Estados Unidos, os países participantes foram: Austrália, Singapura, Canadá, Coreia do Sul, Japão, Portugal e Tailândia. Como observadores, estiveram presentes também: Colômbia, Emirados Árabes e uma equipe do programa europeu SESAR.

Entenda como funciona o programa SIRIUS brasileiro: