ANIVERSÁRIO

Base Aérea de Fortaleza celebra 79 anos em cerimônia militar

Na Copa de 2014, a unidade recebeu aeronaves de defesa, além de 2 mil pessoas entre delegações e autoridades
Publicada em: 22/09/2015 13:40
Imprimir
Fonte: BAFZ

Autoridades na pérgula  S1 HélioA Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) celebrou os 79 anos da unidade durante cerimônia militar realizada na segunda-feira (21/09). A solenidade foi presidida pelo Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer. A unidade é sede do 5º Esquadrão do 1º Grupamento de Comando e Controle (5º/1ºGCC), do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ) e da Prefeitura de Aeronáutica de Fortaleza (PAFZ).

Durante a cerimônia, foram conferidos os títulos de Amigo da Base Aérea de Fortaleza e de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a civis e militares pelos relevantes serviços prestados à BAFZ. “É a primeira vez que recebo uma deferência da Força Aérea Brasileira e vinda de uma organização operacional muito importante. Sentimo-nos grato por receber essa homenagem”, revelou o Coronel da Polícia Militar do Estado do Ceará, Francisco Túlio Studart, um dos homenageados.Coronel Studart recebendo a homenagem  S1 Hélio

O Chefe da 25ª Circunscrição de Serviço Militar do Exército, Coronel Engenheiro Mauro Pavão Madureira, agradeceu o reconhecimento da FAB ao receber a comenda de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira. “Temos os laços muito próximos, uma vez que o Exército Brasileiro faz o trabalho de serviço militar no Estado do Ceará. Todos os jovens que se alistam, em torno de noventa e cinco mil, são distribuídos também com a Força Aérea Brasileira”, comentou.

O Comandante da BAFZ, Coronel Francisco Claudio Gomes Sampaio, destacou a importância da unidade. “A data de hoje marca, não somente, a renovação com os ideais de servir à pátria, ancorados na competência e na lealdade, na hierarquia e na disciplina, mas no respeito e na seriedade que a Base Aérea de Fortaleza conquistou, ao longo dos anos, junto ao povo cearense, no seio do Comando da Aeronáutica e na memória de ilustres brasileiros que por aqui labutaram ao longo desses anos”, afirmou.

Maj-Brig Volkmer postando a medalha de tempode SV  S1 HélioEncerrando a comemoração, foi feita a entrega das medalhas militares de 30, 20 e dez anos serviço ativo a 11 militares da BAFZ.

BAFZ - A Base Aérea de Fortaleza tem a responsabilidade de dar apoio às aeronaves e tripulações da FAB que passem pela capital cearense. Na Copa do Mundo de 2014,  recebeu unidades que participaram do esquema de defesa do espaço aéreo na localidade: os Esquadrões Escorpião (1º/3º GAV), que opera o A-29 Super Tucano; Pacau (1º/4º GAV)  que emprega o caça F-5M; Guardião (2º/6º GAV) sediado em Anápolis (GO) que emprega as aeronaves E-99 e R-99; e o Harpia (7º/8º GAV) que emprega o helicóptero H-60 Black Hawk. Além disso, recebeu mais de 2 mil pessoas entre delegações e autoridades que participaram do evento.

imagens/original/26056/img_0696.jpg
imagens/original/26056/img_0742.jpg