OPERACIONAL

Bomba é lançada com sucesso em treinamento no Rio de Janeiro

Com velocidade inicial de 500 km/h, o artefato demorou apenas nove segundos para atingir solo
Publicada em: 21/09/2015 16:43
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Todo cuidado na hora de armar o P-3AM  Cb V. SantosO Esquadrão Orungan (1º/7º GAV), que opera a aeronave de patrulha marítima P-3AM Orion, realizou com sucesso o lançamento de bombas no estande de tiros de Marambaia, a 18 quilômetros da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro. O evento ocorreu no último domingo (20/09) e faz parte do Exercício Orunganitas II. Com velocidade inicial de 500 km/h, o artefato demorou apenas nove segundos para atingir o solo.

O Comandante do Esquadrão Orungan, Tenente-Coronel Antônio Ferreira de Lima Junior, foi o piloto que efetuou o primeiro lançamento. “O resultado foi positivo. Há 40 anos a Aviação de Patrulha não lança bombas. Nosso objetivo é capacitar a tripulação para realizar a patrulha marítima em sua plenitude. A população pode ter a certeza de que estaremos prontos para a nossa missão de defender o mar territorial brasileiro”.

Até a próxima quarta-feira (23/09) serão efetuados outros lançamentos. O objetivo é explorar os sensores e a capacidade de armamento da aeronave de patrulha P-3AM. “Vamos continuar treinando para ampliar a consciência situacional e melhorar a interação da tripulação nesse tipo de manobra”, explicou o comandante.

Veja no vídeo como foi o lançamento: