OPERACIONAL

Exercício Cacequi treina tripulações do Esquadrão Pantera, em Santa Maria (RS)

Exercício envolveu cerca de 60 pessoas entre pilotos, mecânicos, metralhadores e homens de resgate
Publicada em: 15/09/2015 08:29
Imprimir
Fonte: 5°/8° GAV

Transporte de carro em carga externa  3S BMA GuilhermeO Esquadrão Pantera (5°/8°GAV) realizou de 24 de agosto a 4 de setembro o Exercício Operacional Cacequi, em Santa Maria (RS), onde a unidade aérea está sediada. Os militares treinaram missões de ataque com os helicópteros H-60 Black Hawk, tiro aéreo lateral diurno e noturno, escolta, busca e salvamento em combate e evasão no solo em caso de queda de aeronave. O exercício envolveu cerca de 60 pessoas entre pilotos, mecânicos, metralhadores e homens de resgate para que o esquadrão contribua com garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro.

“Participei da minha primeira missão de tiro lateral com óculos de visão noturna e de evasão no solo. Os ensinamentos e técnicas aprendidos nas missões são de grande valia para o emprego real no futuro, mantendo o nível operacional dos militares”, comentou o especialista em mecânica de aeronaves, Sargento Micael Luciano de Matos.Homens de resgate autenticando os evasores  1T Av Salum

Para as missões de escolta e busca e salvamento em combate foi transportado, como carga externa, um carro sucateado para compor a figuração inimiga do exercício. O objeto serviu como alvo tático para os metralhadores. O transporte externo do veículo foi possível em virtude de conhecimentos obtidos junto ao Exército Brasileiro, em um intercâmbio realizado em Taubaté (SP).

"O Exercício Cacequi coroa um ano de treinamento do esquadrão. Todas essas atividades foram reunidas em uma missão, proporcionando aos tripulantes a adaptação de todo seu conhecimento em uma situação próxima à realidade em um teatro de operações", explicou o Comandante do Esquadrão Pantera, Tenente-Coronel Josirley Brito de Sousa.

Assista ao vídeo com o treinamento da Força Aérea Brasileira (FAB)  na missão de Busca e Salvamento em combate (Combate SAR):