HISTÓRIA

Aeronave T-27 Tucano completa 35 anos de seu primeiro voo

Aviões são empregados pela FAB na formação de cadetes aviadores na Academia da Força Aérea
Publicada em: 19/08/2015 16:33
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Há exatos 35 anos acontecia o primeiro voo do protótipo 00 da aeronave T-27 Tucano, desenvolvida através de parceria entre Força Aérea Brasileira (FAB) e Embraer. Há mais de 30 anos, os T-27 são empregados pela FAB para instruções em voo aos novos pilotos. As aeronaves também foram utilizadas para demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.

O Tucano surgiu da necessidade da FAB de substituir a antiga aeronave de treinamento T-37, que seria descontinuada pela fabricante Cessna. Nascia assim uma máquina com desempenho notório, reconhecido internacionalmente. As  características do T-27 fizeram com que o avião fosse exportado para países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras, Irã. No Reino Unido, foi escolhido pa
  ra se tornar aeronave de treinamento básico, licenciado e produzido localmente.

O protótipo do treinador voou pela primeira vez em 19 de agosto de 1980, com um desenho avançado para a época. Suas características acabaram tornando-se padrão para outras aeronaves de treinamento, com trens de pouso retráteis, assentos em tandem (um à frente do outro, sendo o de trás mais alto), pontos para utilização de armamento e, inclusive, sendo a primeira aeronave do gênero com assentos ejetáveis. Possui grande autonomia de voo - quatro horas e meia somente com o tanque interno, robustez, comandos precisos, boa margem de manobra mesmo à baixa altitude, confiabilidade, visibilidade e capacidade de voo em diferentes condições climáticas.

Pensando no futuro do Tucano, está em curso a modernização de sua aviônica, permitindo a atualização da aeronave, tendo ainda mais de uma década de vida útil na instrução de novos pilotos.

   T-27 Tucano e a Esquadrilha da Fumaça

O T-27 Tucano foi utilizado pela Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1983 e 2013. Um total de 2.363 demonstrações foram realizadas com a aeronave. Nesse período, o avião trocou as cores vermelha e branca pelo azul e amarelo da Bandeira Nacional, em 2012. 

Após os 30 anos com a aeronave, a Esquadrilha passou por um período de transição e substituiu o T-27 pelo A-29 Super Tucano, também fabricado no Brasil pela Embraer. A despedida do T-27 ocorreu no dia 31 de março de 2013 sobre o Lago Paranoá, em Brasília (DF).

Veja fotos do T-27 Tucano: