CAPACITAÇÃO

Hospital Central de Aeronáutica forma mais de 30 auxiliares de dentista

Curso com mais de 700 horas/aula é oferecido gratuitamente à comunidade
Publicada em: 18/08/2015 07:00
Imprimir
Fonte: HCA

FAB_HCA_19ASB_01  Ten VideiraO Hospital Central de Aeronáutica (HCA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), formou 32 auxiliares de saúde bucal na última sexta-feira (14/08). O curso profissionalizante com 740 horas/aula é reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia e ministrado na própria unidade há nove anos.

Esta foi a 19º turma do curso, que é oferecido duas vezes ao ano aos interessados com ensino médio. O hospital já capacitou mais de 700 alunos.

Os formados estão aptos para auxiliar os dentistas durante procedimentos odontológicos. O diploma também os habilita a participar de concursos públicos da área.

Nesta edição, a turma foi formada completamente por mulheres. Victoria Amaral Papini, uma das participantes mais jovens, cursa engenharia química e decidiu aproveitar a oportunidade para se qualificar na busca pelo primeiro emprego. “Encontrei uma forma de ajudar nos custos da universidade”, explica. “O curso demanda muita dedicação, mas a contrapartida é um excelente aprendizado”, diz a formanda.

Para a coordenadora do curso, Capitão Dentista Ana Cristina Barros, o curso também tem uma contribuição social. “As participantes saem com título que permite trabalhar tanto em clínicas ou consultórios particulares quanto na área pública, na função de auxiliar de saúde bucal”, exemplifica.

Segundo a dentista, nesta turma já há dois casos de participantes que foram aprovadas em concursos. FAB_HCA_19ASB_02  Ten Videira

De acordo com a capitão, o perfil da turma é heterogêneo em relação às faixas etárias. Há desde jovens com 18 anos recém completos até pessoas com mais de 50 anos. “Muitas são novas, estão terminando os estudos, e não têm emprego ainda. Tem outras que querem entrar numa nova área e esse curso abre mais portas”, detalha.

Com o certificado na mão, as participantes vão ao Conselho Regional e solicitam a carteira profissional para exercer a função de auxiliar.

O curso-  As primeiras duas semanas de aula são teóricas, com introdução de conceitos de odontologia, como anatomia facial e biossegurança. Ao longo de seis meses, a turma se divide em turnos matutino e vespertino para realizar o estágio prático. Os participantes acompanham 13 diferentes especialidades odontológicas e aprendem todos os nomes de instrumentos utilizados em diferentes procedimentos.