INTENDÊNCIA

Aspirantes conheceram o trabalho desenvolvido pela COMARA

Unidade da Aeronáutica é responsável por construir pistas em toda a região Norte do Brasil
Publicada em: 10/08/2015 14:30
Imprimir
Fonte: COMARA

PORTO FLUVIAL BRUCUTÚ-BE  CV JÉSSICA FERREIRAA Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) recebeu 46 Aspirantes-a-Oficial do quadro de Intendência para conhecer o trabalho logístico desenvolvido na região. A unidade da Aeronáutica é responsável pela construção de pistas de pouso no Norte do Brasil. A etapa, realizada entre os dias 29 de julho e 1º de agosto em Belém (PA) e Manaus (AM), faz parte do Estágio Prático para Aspirantes-a-Oficial Intendentes (EPAINT).

Na capital Paraense, conheceram as instalações da sede e o Porto Fluvial Brucutu, onde são construídas as balsas e empurradores. No Amazonas,  conheceram o Destacamento da COMARA e o Porto Fluvial Piquiá, no qual funciona um entreposto logístico. Os jovens ainda conheceram as obras em andamento na localidade de Yauaretê (AM).

De acordo com a gestora de licitações e coordenadora do estágio na COMARA, Tenente Brena de Paula, o grupo teve a oportunidade de conhecer profissionais e desafios de três áreas: logística, intendência e engenharia. Além da     intendência clássica, que cuidaSEDE-BE  S1 VIDAL de áreas como gestão e licitações, foi possível visualizar na prática como é o trabalho de planejamento na área operacional numa região específica como a Amazônia. "Aqui chove o ano inteiro e há três meses que chove um pouco menos. Pensar em logística envolve avaliar a navegabilidade dos rios, a época de chuvas e de seca", detalha a militar. 

O grupo pode tirar dúvidas sobre o trabalho de apoio para permitir que as pistas sejam construídas no meio da floresta. "Temos tempo curto para planejar, replanejar e executar em função desses aspectos climáticos e geográficos. Nosso desafio está em conseguir colocar o material certo, na hora certa e no lugar certo", explica.

Neste momento, a COMARA está executando obras de reforma e ampliação das pistas em Estirão do Equador e Yauretê, além de reforma em Moura, todos municípios localizados no Estado do Amazonas.

Leia na Aerovisão como é o trabalho de construir, ampliar e reformar pistas na região amazônica:

Assista ao FAB em Ação e conheça melhor o trabalho da COMARA: