CAPACITAÇÃO

Pelotão contraincêndio da FAB treina profissionais de saúde de Lagoa Santa (MG)

Enfermeiros e técnicos aprimoraram técnicas de atendimento de emergência
Publicada em: 30/07/2015 10:00
Imprimir
Fonte: PAMA-LS

  Os profissionais de saúde do Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Lagoa Santa (MG), receberam no mês de julho treinamento em atendimento pré-hospitalar. A instrução foi ministrada pelos militares do Pelotão Contraincêndio do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), unidade da Força Aérea Brasileira especializada na manutenção das aeronaves A-29 Super Tucano e C-95 Bandeirante, localizada a cerca de 40 quilômetros de Belo Horizonte.

Ao todo, 32 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, aprimoraram as técnicas de atendimento. O treinamento envolveu aulas teóricas e atividades práticas em transporte de vítimas com trauma ou mal clínico, utilização de aparelho de reanimação e primeiros-socorros. O treinamento é resuldado de uma parceria entre a prefeitura municipal de Lagoa Santa e PAMA-LS, que surgiu devido ao nível de treinamento d  os bombeiros de aeronáutica da FAB, considerado referência na região.

A enfermeira Fernanda Aparecida Silva Mota participou da instrução e destacou a importância de aprimorar os atendimentos para a população local. "Atendemos todos os dias casos de urgência e emergência, como quedas, acidentes de trânsito e acidentes caseiros. Toda a matéria abordada foi adequada à nossa rotina, sendo de suma importância para subsidiar as intervenções da equipe de enfermagem frente às situações de emergência”, ressaltou. 

O pronto-atendimento de Lagoa Santa tem capacidade para atender até 4 mil pessoas por mês.