PRÊMIO

Pelo 2º ano, Esquadrão Netuno recebe prêmio da Marinha por patrulhamento marítimo

Unidade efetuou o maior número de contatos com navios mercantes dentro da área de responsabilidade do Brasil
Publicada em: 06/07/2015 14:35
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  O Esquadrão Netuno (3º/7º GAV), sediado em Belém (PA), recebeu o Prêmio “Contato – Força Aérea Brasileira 2014/2015" concedido pelo Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo da Marinha do Brasil. Este é o segundo ano consecutivo que a unidade aérea que opera o P-95 Bandeirulha é agraciada.

A cerimônia de premiação, realizada na quinta-feira (02/07) no Rio de Janeiro, foi presidida pelo Comandante de Operações Navais e Diretor Geral de Navegação, Almirante-de-Esquadra Elis Treidler Öberg.

"Este prêmio demonstra a sinergia e a interoperabilidade entre as Forças Armadas, nesse caso em prol da segurança da vida humana e da soberania do Brasil", declarou o Comandante do Netuno, Tenente-Coronel Luiz dos Santos Alves, ao receber a homenagem.

No período de um ano, a contar de abril de 2014, a unidade aérea encaminhou ao Sistema de Informações de Tráfego Marítimo (SISTRAM) o maior número de "Partes de Contatos" com navios mercantes dentro da área de busca e salvamento de responsabilidade brasileira, o que inclui 10 milhões de km2 em águas internacionais.

São consideradas "Partes de Contato" dados de rumo, velocidade, identificação internacional (IRIN), anormalidades encontradas e tipo de carga transportada, sendo utilizadas para o controle de tráfegos marítimos e atendimento aos incidentes de busca e salvamento (SAR).