RESGATE EM COMBATE

Interação entre as Forças Armadas marca exercício de resgate em combate da FAB

Objetivo é promover a troca de experiência entre os participantes
Publicada em: 02/07/2015 15:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Militares da Marinha e do Exército acompanham o Exercício Operacional de Busca e Salvamento em Combate (CSAR), realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB). O Objetivo é promover a troca de experiência entre os participantes. O evento vai até domingo (05/07) e acontece na Base Aérea de Campo Grande.

É a primeira vez que o Capitão Gabriel Braga Alvarenga tem a oportunidade de acompanhar um voo a bordo de uma aeronave da FAB. O militar é piloto do Terceiro Batalhão de Aviação do Exército (3º BAVEX) e participou de uma missão CSAR durante a noite de quarta-feira (01/07), realizada com o auxílio dos óculos de visão noturna (NVG, do inglês Night Vision Goggle).

"Eu acho muito bom esse contato, podemos trocar experiências. Posso aprender como a Força Aérea planeja uma missão com NVG. Nas próximas reuniões do Batalhão, vou fazer referência a esse voo para explicar como esse tipo de missão ocorre na FAB", explica o capitão. O piloto acompanhou uma missão a bordo do helicóptero H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), que atua na região amazônica, sediado em Belém no Pará.

  O coordenador do Exercício Operacional CSAR, Major André José Fernandes Martins, explica que a interação possibilita que os militares conheçam a atuação da FAB nesse tipo de missão. “A presença da Marinha e Exército no exercício CSAR promove a troca de experiência entre as três Forças, além de favorecer a interoperabilidade e a ação durante as operações conjuntas”, afirma.

Os militares da Marinha e Exército também estiveram presentes no Seminário sobre Busca e Salvamento e Busca e Salvamento em Combate realizado pelo Ministério da Defesa e coordenado pela FAB, no último final de semana (27 e 28/06).