AVIAÇÃO DE TRANSPORTE

Aeronaves se destacam por cabines modernas

Modernização de aeronaves antigas e aquisição de novos modelos mudaram a rotina das tripulações
Publicada em: 16/06/2015 10:26
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Cabine do C-95 após a modernização  Sgt Johnson Barros / Agência Força AéreaAcabou a era do "reloginho". Fazer parte das tripulações dos C-95 Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB) significava, até pouco tempo atrás, estar atento a quase 40 mostradores analógicos instalados na cabine. Até que em dezembro de 2011 foi entregue o primeiro de 50 aviões deste tipo a passar por um processo de modernização. A mudança foi total e representou um salto operacional para a Aviação de Transporte da FAB, homenageada no último dia 12 de junho.

Se a parte física dos C-95 foi reforçada para mais 25 anos de voo, onde antes havia "reloginhos" nas cabines dos anos 70, agora há quatro telas digitais, todas ligadas em uma rede de computadores que "roda" softwares de navegação e comunicação. A lógica é semelhante ao que vemos em tablets, smartphones e videogames: facilitar a interação homem-máquina.

A partir de 2013, os novos pilotos da aviação de transporte, jovens com idades entre 22 e 25 anos, passaram a ser treinados na nova versão do Bandeirante, batizada de C-95M. Acostumados desde crianças com o mundo digital, esses aviadores futuramente irão ocupar as cabines de aeronaves do século XXI, como o KC-390.

Mas a digitalização das cabines já é uma realidade operacional. Aeronaves que cumprem missões como lançamento de paraquedistas e transporte de cargas ou tropas também foram atualizadas. No Rio de Janeiro, a Base Aérea do Galeão (BAGL) divide seu pátio entre os C-130 modernizados e os jatos C-99 do Esquadrão Condor (1°/2° GT). A unidade aérea praticamente foi recriada em 2005 com o recebimento das novas aeronaves. Já em Manaus (Esquadrão Arara), os antigos C-115 Búfalo foram trocados pelos C-105 Amazonas (Veja imagens da aeronave). Também foram recebidos no período aviões C-98 Caravan, também com cabine digital.

Veja o vídeo sobre a Aviação de Transporte: