ESPORTE

Militares da FAB sobem ao pódio no Campeonato Brasileiro de Orientação

No resultado geral individual, nove atletas da Força Aérea subiram ao pódio
Publicada em: 11/06/2015 12:08
Imprimir
Fonte: CDA

Sgt Ariel Quim e Sgt Augusto  Equipe de Orientação/CDAOs atletas da Força Aérea Brasileira (FAB) disputaram, entre os dias 5 e 7 de junho, a II Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação, em Sidrolândia (MS). 

No percurso de revezamento, categoria adulto de equipes mistas, o Sargento Carlos Henrique Souza de Araújo conquistou a primeira colocação, seguido das sargentos Franciely de Siqueira Chiles e Ariel Quim de Almeida, classificadas em segundo e terceiro lugar respectivamente. Na categoria damas adulto, o lugar mais alto do pódio ficou com as sargentos Michelle Delfim Pessoa Floriano e Sara Fabrina Soares Dornelles Weis.

Os tenentes Bruno Casas do Nascimento e Silvio Alexandre Abreu da Silva e o Sargento Josivan Juan de Oliveira chegaram em terceiro lugar na categoria homens adulto. Os sargentos Edione Marcos Aita Comoretto e Anderson Hoffmann Ojeda também conquistaram a terceira posição, competindo na categoria homens master A. Já no resultado geral individual, nove atletas da FAB subiram ao pódio.

A terceira e última etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação ocorrerá na cidade de Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba (PR), de 09 a 11 de outubro.Sgt Sara Dornelles_ Sgt Michele Floriano  Equipe de Orientação/CDA

Orientação

A orientação é um esporte originariamente militar e vem angariando a simpatia da população. Hoje a Confederação Brasileira de Orientação (CBO) já conta com mais de 15.000 atletas filiados, além de clubes e federações em quase todos os estados do País.

O esporte consiste em passar por pontos de controle marcados no terreno com o auxílio de um mapa e de uma bússola, no menor tempo possível. Existem diversos tipos de percursos e características do terreno, como terrenos com areia, florestas mais ou menos densas, relevos acidentados, etc. A orientação pode ser praticada a pé, de bicicleta, ou até mesmo com esquis, dependendo da modalidade em que o atleta decida participar.