AVIAÇÃO DE TRANSPORTE

FAB celebra a sua aviação de transporte

São treze unidades espalhadas por todo o País
Publicada em: 12/06/2015 14:17
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Essa é uma semana de comemoração para a Força Aérea Brasileira (FAB). Nesta sexta-feira (12/06) é comemorado o Dia da Aviação de Transporte. Ao todo, são 13 unidades aéreas responsáveis por missões que vão do lançamento de paraquedistas em território inimigo até o transporte de ajuda humanitária.

Atualmente, a Aviação de Transporte da FAB é equipada com os modelos C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-35 Learjet. As unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Canoas (RS), Campo Grande (MS) e Brasília (DF).

Sete são Esquadrões de Transporte Aéreo (ETA), subordinados aos   Comandos Aéreos Regionais (COMAR) e seis são integrantes da Quinta Força Aérea (V FAE).

Na última década, a V FAE tem se destacado em realizar treinamentos onde as aeronaves de transporte têm um papel estratégico, e não apenas de apoio. Foi o caso da última edição da CRUZEX, em 2013, e do exercício Mapple Flag, realizado no Canadá em 2012.

 Outro destaque recente é a preparação para o recebimento dos primeiros aviões KC-390, já adquiridos pelo Brasil. Também há novidades como a modernização dos C-95 Bandeirante e o emprego dos C-97 Brasília para o transporte de carga, versão militar da aeronave vendida pela Embraer para empresas aéreas.

12 de junho
A data celebra a Aviação de Transporte da FAB em homenagem a uma de suas mais célebres missões: o Correio Aéreo Nacional (CAN). Neste dia, em 1931, os Tenentes Nelson Freire Lavénère Wanderley e Casemiro Montenegro Filho realizaram aquele que foi considerado o primeiro voo do CAN da história. A bordo de um Curtiss Fledgling K-263 saíram do Rio de Janeiro (RJ) e levaram um malote com duas cartas até São Paulo (SP).